Redistribuição, reconhecimento e poder no financiamento público do cinema pernambucano: uma análise longitudinal da política pública de cultura do estado no âmbito das desigualdades de gênero
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2024.261471Palabras clave:
cinema, divisão sexual do trabalho, redistribuição e reconhecimentoResumen
No Recife, observou-se uma vasta produção cinematográfica, apoiada financeiramente por uma política pública (Lei Estadual 12.310/2002), com expressivo foco em temáticas urbanas, desdobrando-se no engajamento pelo direito à cidade. Há, nesse fenômeno uma expressiva desigualdade de gênero nas funções de direção e produção, a partir do que buscou-se compreender se e como tal política de investimento público tem incidido sobre essas desigualdades, observando-se as estatísticas e as perspectivas de atrizes-chave com base nos conceitos de redistribuição e reconhecimento (Fraser; Honneth, 2003). De caráter descritivo-explicativo, abordagem metodológica mista e técnica de pesquisa documental, observou estatística e longitudinalmente a distribuição de gênero ao longo do período, as ações afirmativas e filmes beneficiados pela mesma; e análise de conteúdo para identificar e descrever a percepção de atrizes-chave sobre: 1) as condições de desempenho das funções; 2) tensionamentos de gênero na experiência profissional. Na análise, foi identificado que a persistência de tal fenômeno indica, primeiramente, que os processos de reprodução dessas desigualdades não foram significativamente atingidos pela política, ou mesmo que sua implementação não previu estratégias para interferir nestes processos. Apesar disto, observa-se que o acesso a esta política possibilitou que mais mulheres conseguissem realizar filmes na função de direção, indicando a permanência de um contexto de conflito e disputa.
Citas
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