Redistribuição, reconhecimento e poder no financiamento público do cinema pernambucano: uma análise longitudinal da política pública de cultura do estado no âmbito das desigualdades de gênero

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2024.261471

Palabras clave:

cinema, divisão sexual do trabalho, redistribuição e reconhecimento

Resumen

No Recife, observou-se uma vasta produção cinematográfica, apoiada financeiramente por uma política pública (Lei Estadual 12.310/2002), com expressivo foco em temáticas urbanas, desdobrando-se no engajamento pelo direito à cidade. Há, nesse fenômeno uma expressiva desigualdade de gênero nas funções de direção e produção, a partir do que buscou-se compreender se e como tal política de investimento público tem incidido sobre essas desigualdades, observando-se as estatísticas e as perspectivas de atrizes-chave com base nos conceitos de redistribuição e reconhecimento (Fraser; Honneth, 2003). De caráter descritivo-explicativo, abordagem metodológica mista e técnica de pesquisa documental, observou estatística e longitudinalmente a distribuição de gênero ao longo do período, as ações afirmativas e filmes beneficiados pela mesma; e análise de conteúdo para identificar e descrever a percepção de atrizes-chave sobre: 1) as condições de desempenho das funções; 2) tensionamentos de gênero na experiência profissional. Na análise, foi identificado que a persistência de tal fenômeno indica, primeiramente, que os processos de reprodução dessas desigualdades não foram significativamente atingidos pela política, ou mesmo que sua implementação não previu estratégias para interferir nestes processos. Apesar disto, observa-se que o acesso a esta política possibilitou que mais mulheres conseguissem realizar filmes na função de direção, indicando a permanência de um contexto de conflito e disputa.

Biografía del autor/a

Bárbara Cristina do Santos Lino, Universidade federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Mestranda em Sociologia (PPGS-UFPE), é bacharela em Ciências Sociais (UFPE) com formação complementar em Urbanismo (UFPE) e Cinema (UFPE). Pesquisadora na organização CineRuaPE, investiga as relações entre a experiência do cinema, a formação do espaço urbano e suas influências nos modos de vida e de sociabilidade com vistas para o desenvolvimento social.

Citas

ALMEIDA, Samara Maria de. Poéticas da resistência - um estudo sobre agência e poder nas práticas de diretoras de cinema de Pernambuco.2020. 103f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, 2020.

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3a. ed. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRASER, Nancy. ; HONNETH, Axel. Redistribution or recognition? A political-philosophical exchange. New York; London: Verso, 2003

LINO, Bárbara. A representação fílmica da verticalização na produção audiovisual de documentários na Cidade do Recife (1996 – 2015). Relatório final de atividades do PIBIC/FUNDAJ. (mimeo). Fundaj, 2016.

LINO, Barbara; NASCIMENTO, Cristiano Borba. De esculpir e materializar os tempos. A representação cinematográfica da paisagem vertical do Recife. Revista de Estudos Brasileños, São Paulo, v.4, n.7, 2017.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (org). Pensamento Feminista conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

TILLY, Charles. Durable Inequality. Los Angeles & London: UCP, 1998.

Publicado

2024-09-11