OS “NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS” E O PARADIGMA DAS CLASSES: é possível conciliá-los?
Abstract
Os chamados “novos movimentos sociais”, que marcaram fortemente a segunda metade século XX, trouxeram transformações extremamente significativas, inteiramente inesperadas por quaisquer teorias. Assim, a sociologia foi obrigada a repensar seus conceitos, abandonando alguns e produzindo outros. O presente trabalho questiona se o tradicional paradigma das classes sociais e da luta de classes possibilita uma compreensão teórica e política adequada desses diversos movimentos agrupados sob a mesma denominação. Percorrendo, ainda que superficialmente, a variedade e transformações que a teoria das classes apresenta, conclui-se que ela não é indicada para tal análise, na medida em que escamoteia a especificidade desses movimentos e acaba mesmo por se chocar com diversas de suas reivindicações políticas. Por fim, sugere-se uma nova perspectiva sociológica, que, ao invés de impor seus referenciais teóricos totalizantes aos movimentos sociais, toma a perspectiva particular destes como novo lugar de enunciação e interpretação.
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado