AFIRMAÇÃO DA POLÍTICA EM ARENDT E GRAMSCI
Abstract
Diante dos desafios analíticos, postos pela natureza plural e fragmentada das sociedades contemporâneas, o artigo focaliza reflexões de dois autores, Hannah Arendt e Antonio Gramsci, em relação à afirmação da ação política. Considera as suas contribuições para o debate atual acerca do espaço público e dos direitos civis, acentuando os processos políticos para a sua constituição. Confronta, assim, a visão da política como feito e ato extraordinário, conforme Arendt, a concepção gramsciana da política como intencionalidade e ato coletivo, situando a construção de uma "vontade coletiva" como possibilidade da constituição de espaços públicos e da luta pelo direito civil.
Downloads
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado