AGÊNCIA E ESTRUTURA: O conhecimento praxiológico em Pierre Bourdieu
Resumen
Este artigo apresenta uma introdução aos conceitos de campo e habitus da sociologia de Pierre Bourdieu (1930-2002). O trabalho está dividido em três partes. Na primeira são esboçados alguns traços do seu pensamento. Em seguida enfoca-se o conceito de habitus como prática mediadora do agente em relação à estrutura social. Por fim, demonstra-se como a sociedade é representada como espaço de luta a partir da noção de campo.
Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado