DOS MARXISMOS AOS PÓS-MODERNISMOS: a 'mídia' nas obras de Fredric Jameson e Jean Baudrillard
Resumen
Este artigo traça uma análise comparativa da noção de "mídia" nas obras sociológicas de Fredric Jameson e Jean Baudrillard. Consagradas ou nem tanto no campo de estudos da comunicação, as perspectivas de Baudrillard e Jameson são reveladoras não só do estatuto da mídia nas teorias sociais contemporâneas, mas do próprio movimento que desemboca na revisão ou abandono do marxismo ocidental a partir dos anos 70. O primeiro é figura proeminente do pensamento pós-moderno e sua ideia de "simulação" é uma das linhas de força deste pensamento. Já o segundo é hoje, talvez, o principal crítico marxista da cultura nas suas tentativas de análise do pós-modernismo a partir dos processos políticos e econômicos que caracterizam o "capitalismo tardio". A partir desta investigação, é possível mostrar a centralidade da "mídia" nas interpretações dos autores acerca das dinâmicas sociais contemporâneas, bem como apontar algumas diferenças cruciais entre as duas abordagens no tocante ao diagnóstico do "pós-modernismo".
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado