FLORESTAN FERNANDES E OS CAMINHOS PARA A EMANCIPAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL
Resumen
Esse artigo tem como objetivo destacar a relevância da obra de Florestan Fernandes para a construção de uma ciência social autônoma no cenário brasileiro, revelando o papel criativo do autor na aplicação e recriação de teorias clássicas. Em especial será focalizada a presença marcante de Marcel Mauss na pesquisa de reconstrução histórica da sociedade Tupinambá realizada por Fernandes na década de 1940.
Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado