MENO E A INTERNET: entre a memoria e o arquivo
Resumen
O artigo discute a medida em que a Internet oferece a possibilidade de uma compreensão renovada da memoria e do conhecimento ou uma versão radicalizada das possibilidades já apresentadas no Meno de Platão. Para responder as questões implicadas aqui, o autor sugere duas linhas de significado intimamente entrelaçadas no texto platônico. Uma interpretação mais convencional do Meno trata a memoria como container ao qual teríamos acesso mediante princípios políticos e econômicos já determinados. Paralelamente a essa interpretação, o autor propõe uma perspectiva em que lembrança e conhecimento são produzidos criativamente, inferidos de modo diagonal de elementos disponíveis. Estas duas possibilidades ainda são aquelas com as quais procuraríamos iluminar as possibilidades sociais e políticas da World Wide Web.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado