A SOCIALIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO: Uma análise de práticas de educação não-formal
Resumen
O artigo pretende tratar da seguinte questão: quais são e como são desenvolvidas praticas de educação não-formal que socializam o valor cooperativo. Para tanto, e feito um estudo de caso em um grupo cultural do Programa de Animação Cultural (PAC). A atenção esta voltada para a cooperação, ou seja, o fazer junto, e para o valor cooperativo, que se aproxima da ideia de solidariedade, implicando empatia e comprometimento com o outro. Por meio de observação participante, entrevistas e analise documental, e feita uma descrição etnográfica utilizando alguns indicadores de práticas cooperativas, como, por exemplo: atividades realizadas em grupo e estimulo de respeito ao outro. O Animador Cultural do grupo observado propiciou oportunidades de socialização do valor cooperativo, mas, por sua identificação com o papel de professor, falou mais sobre as praticas cooperativas do que oportunizou momentos de vivencia delas.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado