ENTRE O CLARO E O ESCURO: o encontro entre Roger Bastide e Claude Lévi-Strauss1
Resumen
O artigo examina o papel desempenhado por Roger Bastide nas ciências sociais mediante o confronto com a trajetória e o pensamento de Claude Lévi-Strauss. Os dois pensadores são nomes emblemáticos das ciências sociais e constituem parâmetros relevantes para compreender a teoria social formulada no século XX. A escolha de Lévi-Strauss como base para esse exercício deve-se à freqüente comparação entre os dois pensadores realizada por ex-alunos e contemporâneos, além do fato de serem dois casos exemplares na academia francesa, que percorreram caminhos em muitos aspectos próximos e também distintos: o período passado no Brasil, a dedicação a determinados temas e objetos de estudo, as instituições escolhidas, a visibilidade, o estilo, a inserção e a consagração no campo acadêmico e intelectual.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado