EVOLUÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS NA FRANÇA: trajetória do olhar sociológico

Auteurs-es

  • Tâmara de Oliveira

Résumé

Este artigo tem como fontes básicas um relatório de pesquisa pós-doutoral realizada na França em 2008 e, um artigo publicado nos anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia em 2011. As aquisições desses trabalhos levaram-me a uma reflexão sobre a presença da sociologia acadêmica na evolução do sistema público de ensino básico francês, desde a chamada Terceira República até a contemporaneidade, tanto no que diz respeito aos princípios norteadores de suas políticas públicas, quanto no que tange ao desenvolvimento de um olhar crítico e diversificado sobre as articulações entre educação formal e desigualdades sociais implicadas naquela evolução.


Biographie de l'auteur-e

Tâmara de Oliveira

Tâmara de Oliveira é doutora em Sociologia pela Université de Provence Aix-Marxeille I (França). Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Diretório de Pesquisas: Violência, desigualdades e segurança pública - Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP)/Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFS/Sociologia).

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