CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: um diálogo com a educação do campo

Auteurs-es

  • Rui G. M. Mesquita
  • Carolina Figueiredo de Sá
  • Telma Ferraz Leal

Résumé

Refletimos sobre a articulação entre os direitos de aprendizagem previstos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a dimensão formativa da educação. Que tipos de lógicas curriculares estimulam a construção de um cotidiano escolar aberto ao diálogo com processos societários em curso no campo? Os direitos fundados na aprendizagem da leitura e da escrita ferem o princípio da autonomia das escolas do campo? Sob que perspectiva deveríamos dialogar com os ditos direitos? Essas são questões sobre as quais nos debruçamos no presente artigo. Defendemos a escola como polo aglutinador de intencionalidades formativas; espaço de articulação entre ensino, memória e trajetória de vida. Observamos, entretanto, que os projetos pedagógicos dos movimentos sociais do campo se materializam num espaço escolar apenas formalmente aberto ao acolhimento da diferença. Por fim, ampliando a discussão para as escolas urbanas, concluímos que os movimentos ontológicos de emergência de subjetividades coletivas devem ser o centro de fazeres educativos interessados em favorecer direitos que ainda precisam ser aprofundados: de narrarmos nossas próprias histórias; alimentarmos criticamente nossos gostos e valores; construirmos opções estéticas que nos tornem potentes; articularmos esses conhecimentos e valores a estratégias de reprodução de nossas vidas que valorizem o trabalhador e não o capital.

Bibliographies de l'auteur-e

Rui G. M. Mesquita

Rui Gomes de Mattos Mesquita é doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Professor efetivo do curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas em educação do campo, currículo e inovações políticas em práticas educativas.

Carolina Figueiredo de Sá

Carolina Figueiredo de Sá é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora Político-Pedagógica do Movimento Escola Popular, em acampamentos e assentamentos rurais da Região da Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. Tem atuado como professora alfabetizadora, inicialmente na Rede Municipal de Contagem e depois em Olinda, e como formadora em cursos para professores do campo.

Telma Ferraz Leal

Telma Ferraz Leal é doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Professora efetiva do curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas na área de alfabetização e ensino da língua portuguesa.

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