BOA FORMA, CORPO A CORPO , E PLASTICA & BELEZA: opressão contra a mulher e fetichismo da mercadoria no capitalismo contemporâneo
Résumé
O presente artigo se propõe a identificar como os mitos da beleza e da juventude feminina, recorrente nas matérias sobre saúde/estética veiculadas nas revistas Boa Forma, Corpo a Corpo e Plástica & Beleza, destinadas ao público feminino, consolidam uma imagem conservadora da mulher e têm papel central como sustentáculo ideológico dos interesses comerciais das referidas publicações. Além de comparar as características gerais dos periódicos citados com a tradição da grande imprensa feminina brasileira pós 1960, analisa a sua relação com a etapa atual do capitalismo. Discute, ainda, a relação entre informação e divulgação comercial nas revistas. Por fim, faz uma análise das estratégias discursivo-textuais dessas revistas, relacionando- as com a prática discursiva e a prática social mais ampla em que se inserem.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado