REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma teoria para a sociologia?
Résumé
O objetivo deste trabalho é mostrar, primeiro, como, e talvez porque, o conceito de representações sociais necessitou distanciar-se da sociologia em sua trajetória de afirmação científico-epistemológica. Em seguida, desenvolver teoricamente e mostrar, através da análise de alguns trabalhos que utilizam o quadro teórico-metodológico proposto pela teoria, como este distanciamento está na raiz das dificuldades teóricas e práticas que a Teoria das Representações Sociais (TRS) vem encontrando para explicar as origens sociais das representações, ou seja, para qualificar sociologicamente as representações. Finalmente, procura indicar a existência de compatibilidade entre esta teoria e os pressupostos da atividade sociológica, insistindo que ela, por tratar de fenômenos sociais, de fato assume implicitamente a existência a priori da sociedade.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado