FOUCAULT E O USO DA HISTÓRIA Considerações introdutórias
Résumé
Objetiva-se neste artigo, identificar os usos que Foucault faz da historia, dentro de uma perspectiva de sociologia histórica, tomando como referencial sua obra "Vigiar e Punir". Foucault faz uso da história utilizando-se de documentos como instrumentos para interpretar o mundo, analisar os processos de mudanças culturais e os seus efeitos sobre as ações humanas. A sua história e crítica é efetiva. Reintroduz o descontinuo no ser humano, rebusca o acontecimento e faz surgir o que tem de profundo e único. Propõe uma arqueologia do discurso e usa para tal o método genealógico. Através do qual, analisa as mudanças dos métodos punitivos, desde os castigos corporais, técnicas corretivas ate as tecnologias coercitivas do comportamento, que possibilitaram a formação de um saber clinico sobre os condenados, um discurso e uma forma de poder.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado