GILBERTO FREYRE E AS CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL
Résumé
O trabalho mostra um processo de sistematização das ciências sociais no Brasil, no decurso da década de 30, que ocorre independentemente da formação das instituições universitárias. Nesse contexto localiza Gilberto Freyre como representante do primeiro momento de sistematização da Sociologia. Aponta o autor como situado no ponto de inflexão do processo de transição de uma análise fundada cm pontos de vista sobre o social para uma análise sistemática sobre a sociedade. Nesse quadro a obra gilbertiana é vista em duas fases importantes na consolidação da mesma: a dos anos 20 e aquela dos anos 30. Os trabalhos da primeira década apontam, simultaneamente, para dois pontos aparentemente contraditórios: de um lado, denunciam um crescente processo de falsa modernização cm curso, que destrói as tradições nacionais; de outro, reclamam da não-modernização cientifica e institucional, meta que se não alcançada, impedirá ao Brasil afirmar-se como Nação do século XX. OS textos dos anos 30 voltam- se à reinterpretação do passado nacional, aos estudos sobre as questões racial e cultural.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado