A transmutação: das Letras à Sociologia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2023.260393

Mots-clés :

ensino, imaginação sociológica, educação, sociologia

Résumé

Neste ensaio acadêmico, visito as minhas vivências e experiências como professor de Língua Portuguesa, que passam por uma profunda transformação desencadeada pelo contato com a Sociologia, em especial a partir do contato com A Imaginação sociológica de Mills (1969). Exponho toda a mudança de paradigma que experimentei enquanto aluno do Mestrado em Sociologia pelo PROFSOCIO, oferecido na Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Em linhas gerais, aponto para os principais desafios que o exercício da imaginação sociológica impõe a quem se habilita a ser professor de humanidades, em especial de sociologia, bem como exponho como se deu esse processo de transmutação. Fundamento os argumentos aqui apresentados em teóricos diversos, tanto da educação, do pensamento crítico, quanto da Sociologia, dos clássicos aos contemporâneos. Toda essa trajetória de mudanças se alicerça também pela necessidade de desenvolver uma prática pedagógica mais bem fundamentada, a fim de enfrentar o obscurantismo dos tempos de fake news, e corrobora a necessidade de o professor buscar ser o primeiro a praticar a criticidade para ser exemplo da própria prática pedagógica para os alunos.

Biographie de l'auteur-e

Adeildo Cristóvam da Silva Júnior, Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

Fundação Joaquim Nabuco. Mestrando em Sociologia pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ); Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1999). Professor de Português e Redação para Concursos Públicos, Enem e Vestibulares em importantes instituições do Brasil, presenciais e em ambiente virtual.

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Publié-e

2024-03-12

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