As mulheres entre a folia, o trabalho e a cidade: a ocupação do espaço público por trabalhadoras do carnaval de rua carioca

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2024.261873

Parole chiave:

carnaval de rua, feminismo , direito à cidade, trabalho, Rio de Janeiro

Abstract

Atualmente, diversas mulheres têm utilizado o carnaval de rua carioca como espaço de organização sociopolítica, em um processo de reflexão que articula cidade, trabalho, carnaval e gênero. É cada vez mais comum encontrar mulheres trabalhando no carnaval, em condições precarizadas de informalidade e hiperflexibilização, assim como a introdução de pautas feministas ao carnaval de rua, com campanhas antiassédio e criação de blocos femininos e feministas. Para analisar essa conjuntura e suas complexidades, este artigo busca discutir, as formas de atuação laboral e política das trabalhadoras no carnaval de rua carioca contemporâneo. Para tal, a metodologia se baseia na análise de entrevistas semiestruturadas realizadas pela autora com trabalhadoras da festa de rua e em revisão bibliográfica a partir de teorias de gênero, articuladas à raça e classe, em conjunto com estudos sobre o espaço urbano e sociologia do trabalho. O resultados demonstram que as movimentações sociopolíticas dessas trabalhadoras aproximaram mais mulheres da política por meio do carnaval de rua, em uma dinâmica feminina e feminista de ocupação do espaço público.

Biografia autore

Ana Clara Vega Martinez Veras Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Sociologia (PPGSA/UFRJ). Mestre em Cultura e Territorialidades (PPCulT/UFF). Bacharel em Produção Cultural (UFF).

Riferimenti bibliografici

ALVES, Lívia. Entrevista concedida à autora. 28 jan. 2021. 01 arquivo de vídeo .mp4, 56 min. 45 seg.

ANTONACI, Giovanna. Entrevista concedida à autora. 08 fev. 2021. 01 arquivo de vídeo .mp4, 54 min. 14 seg.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1987.

BAMBIRRA, Vânia. O capitalismo dependente latino-americano. 4ª ed. Florianópolis: Insular, 2019.

BATTACHARYA, Tithi. O que é a teoria da reprodução social? In: Revista Outubro, ed. 32, v. 1, 2019. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2019/09/04_Bhattacharya.pdf.

BECKER, Howard S. Mundos da Arte e Actividades Coletivas. In: Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.

CAMELÔS: panorama das condições de trabalho de homens e mulheres no centro do Rio de Janeiro. IPPUR/UFRJ (coord.), MUCA (coord.), jan. 2019. Disponível em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/wp-content/uploads/2019/02/Relat%C3%B3rio-Camel%C3%B4s-na-%C3%A1rea-central-jan-2019.pdf

COURI, Cristina. Entrevista concedida à autora. 28 jan. 2021. 01 arquivo .mp4, 53 min. 18 seg.

DAMATTA, Roberto. Carnaval, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

FERREIRA, Ana Clara Vega M. V.. Carnaval, mulheres e produção cultural: papéis sociais de gênero nos blocos de rua da cidade do Rio de Janeiro. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Produção Cultural) - UFF, IACS, Niterói, 2021.

FERREIRA, Ana Clara Vega M. V.. “A cidade não pára, a cidade só cresce”: articulações entre cidade, gênero, trabalho e festa por trabalhadoras do carnaval de rua carioca contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - UFF, IACS, Niterói, 2023.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução: coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

FRYDBERG, Marina Bay; FERREIRA, Ana Clara Vega M. V.; DIAS, Emily Cardoso. O Direito à Cidade no Carnaval dos Blocos de Rua: Apropriações, Ressignificações e Espaço de Luta Política. In: Anais do X Seminário Internacional de Políticas Culturais, Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, p. 355-367, 2019.

FRYDBERG, Marina Bay; FERREIRA, Ana Clara Vega M. V.; DIAS, Emily Cardoso. “Ocupamos as ruas com estandartes, confetes e serpentinas mostrando que o Rio é nosso”: O carnaval dos blocos de rua como espaço de luta política pelo direito à cidade. In: Ponto Urbe [Online], v. 27, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/pontourbe/9327.

GOMES, Alinny. In: #24 Papo na Laje: Dignidade no Trabalho: Construção Coletiva. Youtube, 21 abr. 2022. Disponível em: https://youtu.be/oInT2NU9b_4. Acesso em: 1 mai. 2022.

GONÇALVES, Renata de Sá. Os ranchos pedem passagem. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS/PPGSA, 2003.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização: Flávia Rios e Márcia Lima. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

G1 Rio. Confusão na abertura não oficial do Carnaval do Rio tem dois detidos. 4 jan. 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2016/noticia/2016/01/confusao-na-abertura-nao-oficial-do-carnaval-do-rio-tem-dois-detidos.html. Acesso em 15 set 2022.

HERSCHMANN, Micael. Apontamentos sobre o crescimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro no início do século 21. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online], vol. 36, n. 2, p. 267-289, 2013.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Daniéle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 595-609, set./dez. 2007.

KERGOAT, Daniéle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: Trabalho e cidadania ativa para as mulheres: desafios para as Políticas Públicas. Marli Emílio (org.), Marilane Teixeira (org.), Miriam Nobre (org.), Tatau Godinho (org.). São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, 2003.

KERN, Leslie. Ciudad feminista: la lucha por el espacio en un mundo diseñado po hombres. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: EGodot Argentina, 2020. Traducción: Renata Prati.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001. Tradução: Rubens Eduardo Frias.

MACHADO, Fernanda Amim Sampaio. In: Carnaval é direito. Relatório da Comissão Especial com finalidade de analisar a relação e as responsabilidades entre o poder público municipal e o carnaval. Câmara Municipal do Rio de Janeiro, 2017.

MENGER, Pierre-Michel. As artes: laboratório de flexibilização. In: Retrato do artista enquanto trabalhador: metamorfoses do capitalismo. Lisboa: Roma Editora, 2005.

OLIVEIRA, Marcele. Entrevista concedida à autora. 05 fev. 2021. 01 arquivo de vídeo .mp4, 103 min. 13 seg.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Carnaval brasileiro: o vivido e o mito. São Paulo: Brasiliense, 1999.

RELATÓRIO CORETO – CARNAVAL 2023. Coreto – Coletivo de Blocos Organizados do Rio de Janeiro. 2023. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/182dAqc01CzmDK5ShEUocjOH86LbTrQmv/view. Acesso em 31 mai. 2024.

RIBEIRO, Nicolle. Entrevista concedida à autora. 26 jan. 2021. 01 arquivo .mp4, 59 min, 39 seg.

SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.

SIMSON, O. R. de M. Von. Mulher e carnaval: mito e realidade (análise da atuação feminina nos folguedos de Momo desde o entrudo até as escolas de samba). Revista de História, [S. l.], n. 125-126, p. 7-32, 1992. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i125-126p7-32. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18661. Acesso em: 18 set. 2022.

VELLOSO, Mônica Pimenta. As tias baianas tomam conta do pedaço: espaço e identidade cultural no Rio de Janeiro. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 3, n. 6, p. 207-228, 1990.

Pubblicato

2024-06-28