JOSAPHAT MARINHO E O CODIGO CIVIL DE 2003
Résumé
O objetivo do presente estudo e analisar a atuação e a influencia de Josaphat Marinho (1915-2002) na elaboração do atual Código Civil Brasileiro, em vigor a partir de 11 de Janeiro de 2003, trinta e quatro anos apos a instituição da comissão de juristas nomeada pelo Poder Executivo para elaboração do anteprojeto. O problema sociológico que norteia o estudo diz respeito a compreensão de aspectos essenciais das relações sociais e políticas na construção do Estado democrático no Brasil - a elaboração do Código Civil - a partir da historia de vida de um personagem central: Josaphat Marinho. Sua atuação, como relator-geral da Comissão Especial instituída no Senado Federal em 1995 para a análise do projeto, foi determinante para a aprovação do atual Código Civil. Ele tem sido considerado por renomados políticos nacionais digno da mesma referenda que se estabeleceu entre o Código Civil anterior (1916) e o nome do jurista Clovis Bevilacqua. Nesta perspectiva, falar do Novo Código Civil Brasileiro significa falar de Josaphat Marinho, politico, jurista, professor, intelectual, homem de notável saber jurídico, profunda erudição, todavia desconhecido de grande parte dos acadêmicos e esquecido da memoria nacional.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado