Clássicas Contradições: Simmel e a questão da mulher
DOI :
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2021.256905Mots-clés :
Georg Simmel, teoria Social, relações de gêneroRésumé
A partir de uma revisão bibliográfica, este trabalho se propõe a ilustrar algumas contribuições e limitações da obra de Georg Simmel em vista de contribuir para o debate acerca da necessidade de se ler criticamente quaisquer autores/as, inclusive os clássicos sociológicos. Sendo assim, este trabalho ocupar-se-á de dois momentos: primeiro, de uma explanação sintética da teoria da cultura simmeliana, e, em seguida, da sua concepção acerca da natureza dos sexos feminino e masculino, evidenciando-se sua inconsistência sociológica e suas incoerências internas com a própria teoria da cultura supracitada.
Références
OAKES, Guy. 1984. Introduction: the problem of women in Simmel’s theory of culture. In: OAKES, Guy (ed.).Georg Simmel: On Women, Sexuality, and Love. New Haven: Yale UniversityPress.p. 3-62.
SIMMEL, Georg. 2005.A divisão do trabalho como causa da diferenciação da cultura subjetiva e objetiva. In: SOUZA, Jessé; ÖELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília. p.41-76.
SIMMEL, Georg.1934. Cultura Femenina y Otros Ensayos. Madrid: Revista del Occidente. p. 83-120.
WOBBE, Theresa. 2004. Ellective affinities: Georg Simmel and Marianne Weber on gender and modernity. In: MARSHAL, Barbara; WITZ, Anne. Engendering the social: feminist encounters with sociological theory. Berkshire: Open University Press. p. 54-68.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Estudos de Sociologia 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado




