Museums and activity policies: Can the museum hold devices for a Participatory Culture?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2018.243408Keywords:
politics of culture, museology and activism, postcolonial theoriesAbstract
With the politics of patrimonialization and strategies for managing cultural activism as a background scene, this paper intends to do a critique of a culture of musealization using, as reference for discussion, three main axes: a) the debate about the ambiguity of the notion of culture as expedient; b) the connection between this plausible critic and the postcolonial thinking about the notions of Sociology of Absences and Emergencies; and c) finally, a study that points towards possible indicatives for the emergence of the diagram "museums, activism and participatory culture" as an urgent question to be discussed in the fields of research in museology, politics of culture, social memory and city studies.
References
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer I – O poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer II, 1 – O estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
APPADURAI, Arjun; Breckenbridge, Carol. Museus são bons para pensar: o patrimônio em cena na índia IN Revista MUSAS nº 3. Rio de Janeiro: IBRAM, 2007.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Ed.UFBA, 2008.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 1983. 7ª edição.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2014.
MOUTINHO, Mário C. Sobre o Conceito de Museologia Social. Porto: Cadernos de Museologia, nº 1, 1993.
PROENÇA LEITE, Rogério. Contra-usos da cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea. Campinas: Unicamp, 2007.
RAWLS, John. El Liberalismo Político. Barcelona: Editorial Critica, 2004.
RORTY, Richard, Verdade, universalidade e política democrática IN SOUZA, José Crisóstomo de. Filosofia, Racionalidade, Democracia. São Paulo: UNESP, 2005.
SÁ BARRETO, Francisco. A dor e a delícia de ser o que é: a brasilidade e o caso do pertencimento como disciplina. João Pessoa: Tese de Doutorado, 2012.
SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
SOUSA SANTOS, Boaventura. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010.
SOUSA SANTOS, Boaventura de; Meneses, Ana Paula de. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
SOUZA, Jessé. A invisibilidade da desigualdade brasileira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar?. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
ŽIŽEK, Slavoj. Multiculturalismo, ou a lógica cultural do capitalismo multinacional IN Žižek, Slavoj et al. Žižek crítico: política e psicanálise na era do multiculturalismo. São Paulo: Hacker Editores, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Estudos de Sociologia - ISSN: 2317-5427

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado