COMERCIALIZAÇÃO E PRODUTOS CULTURAIS: pontos para reflexão
Abstract
O artigo discute algumas perspectivas teóricas que buscam interpretar a dinâmica da cultura popular contemporânea a partir da relação entre a produção cultural e as demandas do mercado. O que se coloca como problema nesse aspecto é a que tipo de dinâmica um produto cultural está sujeito quando se insere num mercado cujo fim último é a obtenção do lucro. Esse debate se tornou mais evidente depois dos questionamentos colocados pela Escola de Frankfurt, que identificou as transformações a que estão sujeitos os produtos culturais na sociedade capitalista. Na última parte do texto nos deteremos sobre o debate metodológico para identificar formas de trabalhar empiricamente com as influências da comercialização sobre os produtos.
Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado