ANIMAIS EM SUA NATUREZA: um estudo de caso acerca das atitudes públicas em relação a animais, modificação genética e ‘natureza’
Resumo
Este artigo procura engajar-se nos debates contemporâneos sobre animais geneticamente modificados (GM) nas dimensões social e ética. As abordagens e as abordagens éticas da política dominante são criticadas por não conseguirem conciliar totalmente alguns dos campos de interesse mais importantes. Apoiando-se em dados empíricos primários que enfatizam relações consolidadas com animais, o artigo analisa como as pessoas manifestam preocupação ética para com animais GM e qual a compreensão que têm das continuidades e descontinuidades entre animais GM e aqueles determinados pelas práticas convencionais de criação seletiva. Os resultados sugerem que animais GM são potencialmente um assunto polêmico, especialmente no domínio dos testes, devido à forma como estes simbolizam e expressam as tensões fundamentais entre as abordagens “moral” e “instrumental” com respeito a animais. O artigo conclui que as pessoas rejeitam animais GM como algo “contra a natureza” e que essas preocupações refletem um desconforto maior quanto à ciência, à modernidade tecnológica e sobre hubris.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado