Sobre a Revista
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Rural Urbano adota o sistema de Avaliação por Pares e às cegas, no intuito de garantir a imparcialidade e a integridade da avaliação. Neste sentido, pede-se que os autores do documento a ser submetido excluam do texto seus nomes, bem como seus endereços postais e eletrônicos, inclusive de autoria de fotografia, figura ou mapa.
Toda submissão será avaliada por dois membros do Conselho Avaliador e, em caso de parecer conflitante, será solicitado um terceiro parecer, com base nos quais o Comitê Editorial pode rejeitar, aceitar o trabalho para compor uma das edições da revista, ou ainda aceitar desde que sejam atendidas algumas modificações.
Periodicidade
A Revista Rural & Urbano possui periodicidade semestral, podendo eventualmente publicar edições especiais extemporâneas.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Código de Ética
A revista Rural e Urbano está empenhada em proteger a ética na publicação e a qualidade dos trabalhos submetidos. Neste sentido, compromete-se com os princípios éticos do COPE (Committee on Publication Ethics) acessíveis em http://publicationethics.org/
Políticas de identificação de plágio
Utiliza-se o software CopySpider 1.4.0 para identificação de eventuais plágios nos textos submetidos, como também o Zero GPT para identificação do uso de Inteligência Artificial.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração
Histórico do periódico
Criada 2016, a Revista Rural-Urbano é fruto da parceria entre a UFPE e a UFRPE, através de dois grupos de pesquisa: o “Grupo de Pesquisa Produção de Espaço, Metropolização e Relação Rural-urbano” (GPRU/UFRPE), liderado pelas professoras Mariana Zerbone e Maria Rita Machado, e o “Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza” (NEXUS/UFPE), liderado pela professora Edvânia Torres Aguiar Gomes. Sua criação se deu no âmbito dos debates sobre os conceitos e as relações entre o rural e o urbano, a fim de discutir e analisar as diferentes visões a respeito desses espaços, mas também de consolidar a rede de pesquisadores que estão empenhados em desvendar a produção do espaço e as relações rural-urbano através da produção acadêmica. Atualmente, a revista encontra-se vinculada ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui periodicidade semestral e recebe em fluxo contínuo artigos, ensaios e resenhas nas áreas de História, Geografia, Planejamento Urbano e Regional, Ciências Sociais e Educação. A revista também tem espaço para dossiês temáticos no âmbito do Rural e do Urbano, suas interrelações e seus pensadores. Recebemos artigos em português, espanhol e inglês.