Edições anteriores

2020

Capa da revista

v. 5, n. 2 (2020)

Revista Rural & Urbano v.05, n.02, 2020

Editorial

 

Esta Edição da Revista Rural & Urbano, v.05, n.02, apresenta o dossiê especial com debates em torno do contexto vivido pela pandemia da COVID – 19 em 2020. A proposta deste dossiê foi revelar o momento de exceção que estamos vivenciando, refletir sobre os grandes desafios que estão sendo enfrentados, identificar os novos arranjos que se estabelecem frente aos impactos da pandemia, em diversas escalas espaço-temporais e abordagens. São apresentados artigos que discutem o Covid-19 e as relações geopolíticas mundiais, tanto aspectos político-econômicos, como relacionados aos aspectos migratórios, e também à disputa pelos recursos naturais. Ainda acerca da pandemia, são abordadas questões relativas à dinâmica urbana, ao direito à cidade, à qualidade de vida e às questões de isolamento relacionadas à velhice, à comunidade LGBTQI+, ao agravamento da exclusão social e da desigualdade socioeconômica, como também estudos de caso com levantamentos de dados epidemiológicos que precisam ser registados. Os efeitos da pandemia do Covid-19 têm atingido diretamente as questões de ensino, tanto escolar como universitário, seja no campo ou na cidade, deste modo aqui apresentamos artigos que revelam esses impactos do isolamento social nas relações de ensino-aprendizagem, nas condições de trabalho dos docentes, e nas consequências do ensino remoto. A entrevista com a professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, Doutora Rosa Ester Rossini, traz uma importante contribuição sobre a reflexão acerca da pandemia do Covid-19, destacando o papel do geógrafo como pesquisador desta realidade social atual, e as inter-relações com questões populacionais, de gênero, produtivas, tanto no campo quanto na cidade, as quais não estão deslocadas dos processos contemporâneos. Ainda nesta edição contamos com artigos livres que seguem o escopo da Revista, com análises multidisciplinares sobre questões rurais e urbanas.

Recife, 31.10.2020

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque

Maria Rita Ivo de Melo Machado

Edvânia Torres Aguiar Gomes

Capa da revista

v. 5, n. 1 (2020)

Foto da Capa: Mariana Zerbone. A. Albuquerque

Edição da Capa: Renato Gomes Zaraskyz


2019

Capa da revista

v. 4, n. 2 (2019)

Foto da Capa: Mariana Zerbone A. Albuquerque, 2019

 

Revista Rural & Urbano, V.4, n.2, 2019

Editorial

A revista Rural & Urbano, vinculada ao Programa de Pós-graduação de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenada pelos Grupos de Pesquisa do CNPq, GPRU – UFRPE e  NEXUS – UFPE, apresenta mais uma edição publicada em 2019, e conta com artigos de autores das mais variadas áreas do conhecimento.

Este número inicia-se com o artigo em inglês “A critique to the requalification of the Pilar community in Recife according to the integrated conservation approach,” do bacharel em Direito e mestre em Desenvolvimento Urbano, Fabrício Martins, que versa sobre a evolução da urbanização da comunidade do Pilar, na cidade do Recife. Outra contribuição foi a do turismólogo e historiador, mestre em História, Diomedes de Oliveira Neto, com o texto “Representações e práticas urbanas nos sertões do São Francisco: o caso da Catedral de Petrolina,” que aborda as representações urbanas no município de Petrolina a partir da ótica da história cultural. O historiador André José do Nascimento contribuiu com o artigo “Os escravizados e a luta pela liberdade no Recife oitocentista,” que trata da resistência contra o sistema escravista na primeira metade do século XIX a partir da análise de periódicos. O geógrafo e Doutor em Geografia Guilherme José Ferreira de Araújo enviou o artigo em inglês, “Artisanal coconut water bottling: alternatives of small producers of the são Francisco Valley – Brazil”, que discute sobre a produção artesanal de água de coco no município de Petrolândia e seus principais impactos na região. “A seca do Nordeste, as práticas migratórias e suas representações na musicografia de Jackson do Pandeiro,” do historiador e mestre em História Glauber Paiva da Silva, falou sobre as representações do Nordeste através da obra artística de Jackson do Pandeiro. As pedagogas Maria Cristina Tavares, Graciele Selma da Silva e Joyce Marcelle Guerra, trazem “Vivência e aprendência: trocando saberes e ressignificações sob a paisagem de Buíque – PE”, que é um relato de experiência a respeito de uma aula de campo. Nele há uma reflexão sobre as categorias de análise da Geografia. Encerrando este número o engenheiro industrial Wolney Antunes Junior traz notas de pesquisa registradas em seu relato de experiências intitulado de “Território sudoeste paulista: entre conflitos, relações de poder e identidades”, onde ele trata da dinâmica territorial que envolve a questão agrária no Sudoeste Paulista, em especial dos municípios de Riversul, Itaberá, Ribeirão Branco e Ribeirão Grande.

É importante destacar que mesmo com pouco tempo de existência da Revista Rural & Urbano, devido à seriedade do trabalho e qualidade dos artigos, a revista  foi reconhecida pelas principais plataformas de indexações como o Capes PERIODICOS, a Latindex, o Directory of Open Acces journals (DOAJ) e o European Reference Index For The Humanities and Social Sciences (ERIHPLUS).

Diante disto agradecemos aos autores pelas contribuições e pela confiança em enviar o artigo para a Rural & Urbano, aos nossos avaliadores pelo empenho e dedicação em colaboram em mais uma edição de qualidade, e aos leitores que buscam conhecimento no material aqui disponibilizado. Boa Leitura! 

 

Atenciosamente, 

 

Maria Rita Machado e Mariana Zerbone Alves de Albuquerque

 

Capa da revista

v. 4, n. 1 (2019)

Revista Rural & Urbano. Recife. v. 04, n. 01,  ISSN: 2525-6092




1 a 9 de 9 itens