RELAÇÕES URBANO-RURAIS: CIDADES DE VINHO NA REGIÃO DO DOURO, EM PORTUGAL

Autores

  • Rita Alcântara Domingues Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241036

Resumo

A Região Demarcada do Douro, em Portugal, é considerada uma das mais antigas do mundo na regulamentação do negócio do vinho. O objetivo deste trabalho é analisar e entender a Região do Douro, produtora de vinhos, na perspectiva das relações urbano-rurais, numa leitura feita desde a realidade brasileira. No marco teórico, aprofunda-se o entendimento sobre governança e se estabelece diálogo com a abordagem institucionalista, por meio das políticas públicas portuguesas específicas para o setor, mediante o suporte de levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e entrevistas a especialistas das questões do Douro. Este trabalho está inserido numa análise crítica sobre o método histórico e dialético. Conclui-se que, na RDD há mudanças evidentes de perfil na apropriação da terra, estabelecendo-se a concentração fundiária nas mãos da categoria empresarial. E mais, a renda do vinho tem importância além da escala local alcançando a dimensão regional, Porto e Vila Nova de Gaia (setor privado exportador) e internacional.

Biografia do Autor

Rita Alcântara Domingues, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Realizou o pós doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (2015). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente institucional, organização territorial, políticas públicas, desenvolvimento regional e ordenamento do território.

Downloads

Publicado

2017-04-08

Como Citar

Domingues, R. A. (2017). RELAÇÕES URBANO-RURAIS: CIDADES DE VINHO NA REGIÃO DO DOURO, EM PORTUGAL. Revista Rural & Urbano, 2(1). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241036

Edição

Seção

Artigos