POLÍTICA URBANA E DEMOCRACIA DO MEIO AMBIENTE: ENTRECORTES DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL NA REGIÃO NORTE DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241038Resumo
Os debates sobre política urbana e democracia do meio ambiente nas cidades elevam a percepção ambiental e contribuem à construção democrática sustentável e proteção do meio ambiente regional. Este texto busca analisar aspectos da percepção e proteção ambiental no contexto do desenvolvimento urbano da região norte do Tocantins. A consolidação das políticas públicas democráticas, em especial as políticas urbanas, sociais e ambientais, trazem mais qualidade de vida nas cidades. As análises teórica, de observação direta e quantitativa, mostram como questões de política urbana e democracia do meio ambiente – instrumentos de percepção e proteção ambiental – podem contribuir para o avanço da sustentabilidade urbana regional e subsidiar propostas de desenvolvimento sustentável para localidades e municípios. Os resultados descrevem uma nova relação no campo da política urbana e das políticas públicas democráticas que dependem de estratégias sustentáveis para minimizar os conflitos urbanos, sociais e ambientais nas cidades. Constata-se um quadro deficiente de políticas socioambientais na região norte do Tocantins e a ausência de pesquisas sobre os problemas urbanos e ambientais nesta região. Esta pesquisa remete-se às políticas de desenvolvimento urbano e ambiental integradas no contexto regional e que direcionam à proteção dos espaços ambientais sujeitos a expansão imobiliária, além de indicar formas e bases sustentáveis para o aumento da qualidade de vida e da proteção ambiental na cidade. Considera-se o desenvolvimento urbano, a transformação local-regional e os impactos sociais e ambientais dependentes das estratégias de políticas públicas democráticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.