Editorial
Resumo
A Revista Rural & Urbano apresenta neste número abordagens sobre o rural e o urbano numa perspectiva multidisciplinar que têm contribuído para a ampliação do debate proposto neste periódico. O primeiro artigo “Um Pernambuco que se quer europeu: representações da cultura francesa no Recife oitocentista e suas aplicações” aborda sob a óptica da história a influência francesa no processo de modernização do Recife no século XIX. O artigo seguinte “Áreas rurais no planejamento: proposta de uma estrutura base para elaboração de planos diretores municipais” apresenta a necessidade da discussão sobre planejamento territorial em áreas rurais. O terceiro artigo “Oportunidades de trabalho e a migração rural-urbana o Espírito Santo” apresenta a relação rural-urbano a partir da dinâmica migratório no Estado do Espírito Santo, onde buscou-se compreender as causas da emigração neste estado. Na sequência, o artigo “Ponte do Belvedere: um estudo da dicotomia entre cidade e natureza e da busca por novas sensações no meio urbano natural” analisa a relação natureza e cidade no município de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, relacionando os usos e os conflitos existentes. A temática segregação socioespacial e transformações territoriais é explorada no artigo “Segregación socioespacial: urbanizaciones cerradas en la parte baja de la Cuenca de Los Gómez, Itagüí-Colombia”, a partir da modificação dos usos com a construção de edifícios fechados no Vale do Aburrá.. E por fim essa edição apresenta a resenha do livro “Brasil e a questão agrária” escrito por Manuel Correia de Andrade em 2002. Os textos aqui apresentados são relevantes produções para a construção das ciências humanas e possibilitarão aos leitores reflexões aprofundas no que tange as dinâmicas que se estabelecem nos espaços urbanos e rurais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.