Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Vivências em Ensino de Ciências?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos deverão ser submetidos na condição de artigo completo.  Os trabalhos devem estar relacionados com as seguintes áreas: Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos; Formação de professores de ciências, bem como seus programas e políticas, desenvolvimento profissional, práticas e saberes docentes; Educação científica em espaços não escolares, relações entre comunicação e educação científica, museus e centros de ciências; Metodologias de ensino, recursos, mídias e tecnologias para a educação em ciências; Metodologias Ativas e Inovadoras nas Ciências da Natureza; Arte e educação em ciências; Relações entre educação em ciências e temas transversais, tais como ambiente, sustentabilidade, ética e saúde; Alfabetização científica, abordagens CTS e CTSA; Discussões sobre Natureza da Ciência e História da Ciência na educação em ciências; Educação em ciências na escola, currículo, avaliação, disciplinas e culturas locais; Relações entre educação em ciências e temas como inclusão, gênero, raça, etnia, religião, classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais; Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências.


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Categorias para submissão dos Trabalhos Os trabalhos devem ser submetidos de acordo com 03 (três) categorias: (1) Pesquisa em Ensino de Ciências; (2) Relato de Experiência e (3) Produção de Material Didático.

  3. Normas para submissão do artigo:  o texto deve conter resumo, abstract, entre 03 e 05 palavras-chave, introdução (justificativa, problematização e objetivos), referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências. O artigo deverá conter entre 12 a 18 páginas, excetuando-se as referências bibliográficas. 

     

  4. Título: Revista Vivências em Ensino de Ciências Características Gerais: I. Trilíngue: Português. Inglês e Espanhol II. Acesso aberto III. 2 edições anuais – Julho e Dezembro IV. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER/OJS V. Padrão ABNT Escopo: A revista Vivências em Ensino de Ciências é mantida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Educat (Laboratório de Pesquisa e Prática – educação, Metodologias e Tecnologias), dedicada divulgar  resenhas de livros, artigos científicos, relatórios de estágio e de residência docente, resenhas e relatos de experiência relacionados à Ensino de Ciências. • Políticas de Seção 1. Apresentação 2. Nota do editor 3. Editorial 4. Artigos (Artigos científicos, relatos de experiência, ensaios, revisões bibliográficas e documentais…) 5. Resenhas (resenha de livros, ou resenhas críticas…) 6. Documentos (Reservado para a equipe editorial ou aberto) 7. Entrevistas (Entrevistas com pesquisadores, autores… realizadas pela equipe editorial ou enviada para a equipe “igual” os artigos) 8. Traduções (com autorização de autores originais ou realizadas pelos próprios autores) 9. Divulgação (de livros, materiais didáticos, software e aplicativos livres, e eventos na área)



  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.