SOBRE A ESSÊNCIA E FORMA LÓGICA DA NORMA JURÍDICA NA TEORIA GERAL DO DIREITO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-2307.2019.237840Palavras-chave:
Norma Jurídica, Essência, Forma Lógica, ValidadeResumo
O presente artigo tem por objeto as normas jurídicas, e por objetivo empreender uma análise destas, a fim de determinar a sua essência e forma lógica. Para tanto, principia-se por uma análise das relações entre Direito e norma, a fim de esclarecer o fundamento de validade das normas jurídicas e o papel que elas desempenham no interior do sistema jurídico. Essa análise conduz à problemática da própria essência das normas de direito, na medida em que a grande variabilidade de conteúdo das normas jurídicas exige a identificação de um elemento comum a perpassar todos os objetos que recebem tal qualificação. Tal essência, por sua vez, se exprime em proposições cuja forma lógica específica também será examinada, a fim de compreender de que maneira as normas jurídicas, em geral, podem ser construídas pelo ato cognitivo do intérprete. A fim de atingir esses objetivos, será adotado o método de abordagem dedutivo, e o procedimento de pesquisa bibliográfica, recorrendo-se a estudos e categorias teóricas já consagrados nos âmbitos da Teoria Geral do Direito e da Filosofia do Direito.Referências
AUSTIN, John. The province o jurisprudence determined. Nova York: Cambridge University Press, 2001.
BOBBIO, Norberto. Teoria geral do direito. Tradução de Denise Agostinetti. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
CARVALHO, Aurora Tomazini de. Curso de teoria geral do direito: o constructivismo lógico-semântico. São Paulo: Noeses, 2014.
CARVALHO, Paulo Barros de. Direito Tributário: linguagem e método. São Paulo: Noeses, 2015.
COSSIO, Carlos. Teoria de la verdad jurídica. Buenos Aires: Editorial Losada, 1954.
COSSIO, Carlos; KELSEN, Hans. Problemas escogidos de la teoria pura del derecho: teoria egologica y teoria pura. Buenos Aires: Editorial Guillermo Kraft, 1952.
DINIZ, Maria Helena. A ciênica jurídica. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
DINIZ, Maria Helena. Conceito de norma jurídica como problema de essência. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. A ciência do Direito. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Teoria da norma jurídica: ensaio de pragmática da comunicação normativa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
HART, Herbert Lionel Adolphus. The concept of law. 2. ed. Nova York: Oxford University Press, 1994.
HOBBES, Thomas. Leviatã. Tradução de Rosina D'Angina. São Paulo: Martin Claret, 2014.
HUME, David. Tratado da natureza humana. Tradução de Débora Danowski. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. 8. ed. Tradução de J. Cretella Jr. e Agnes Cretella. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.
IHERING, Rudolf Von. Law as a means to an end. Tradução de Isaac Husik. Boston: The Boston Book Company, 1913.
KELSEN, Hans. General theory of law and state. New Brunswick: Transaction Publishers, 2005.
KELSEN, Hans. General theory of norms. Tradução de Michael Hartney. Nova York: Oxford University Press, 1991.
KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Tradução de João Baptista Machado. 8. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
KELSEN, Hans. Théorie pure du droit. Tradução de Henri Thévenaz. Neuchâtel: Éditions de La Baconnière, 1953.
KORKUNOV, Nikolai Mikhailovich. General Theory of Law. Tradução de W.G. Hastings. Brookline (MS): Boston Book Company, 1909.
NAVARRO. Pablo E.; RODRÍGUEZ, Jorge L. Deontic logic and legal systems. Nova York: Cambridge University Press, 2014.
POSNER, Richard. Law, pragmatism and democracy. Cambridge: Harvard University Press, 2003.
RAZ, Joseph. O conceito de sistema jurídico: uma introdução à teoria dos sistemas jurídicos. tradução Maria Cecília Almeida. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
REALE, Miguel. O direito como experiência: introdução à epistemologia jurídica. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1992.
TELLES JUNIOR, Goffredo. Direito Quântico: ensaio sobre o fundamento da ordem jurídica. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
VILANOVA, Lourival. As estruturas lógicas e o sistema de direito positivo. 4. ed. São Paulo: Noeses, 2010.
VILANOVA, Lourival. Causalidade e Relação no direito. 4. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.