Anotación teóricas sobre la potestad disciplinaria de la Administración Pública
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-2307.2019.248174Palavras-chave:
Administración Pública, Funcionario público, Potestad disciplinariaResumo
La potestad disciplinaria de la Administración Pública sobre el funcionario público resulta un tema de suma novedad en el contexto iusadministrativo cubano. Por ello, precisar sobre algunas cuestiones teóricas, a saber: aspectos conceptuales, elemento subjetivo, elemento objetivo, elemento formal y elemento teleológico; así como de su su naturaleza jurídica permite sostener teóricamente su individualidad doctrinal para poder enfrentar un estudio teórico normativo desde los distintos ordenamientos jurídicos. El artículo científico que se presenta aborda, desde las posturas y corrientes más contemporáneas en el ámbito del Derecho Administrativo Disciplinario, la potestad disciplinaria, con el objetivo científico fundamental de arribar a un concepto teórico que permita particularizar la potestad jurídica administrativa que se analiza. Para ello ha sido utilizada una metodología científica apoyada en los métodos de análisis jurídico e histórico jurídico que conjugan, desde los fundamentos históricos principales, los aspectos teóricos que permiten diferenciar la potestad disciplinaria de otras potestades o poderes disciplinarios semejantes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.