O QUE A HISTÓRIA CONSTITUCIONAL COMPARADA DEVE COMPARAR?

Autores

  • Justin Collings J. Reuben Clark Law School, Brigham Young University
  • Renan Apolônio Faculdade de Direito do Recife (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-2307.2021.250216

Palavras-chave:

História Constitucional, História constitucional comparada, direito comparado

Resumo

O presente artigo é a tradução de What Should Comparative Constitutional History Compare?, de autoria do professor Dr. Justin Collings (J. Reuben Clark Law School, Brigham Young University - Utah, EUA), publicado originalmente na Illinois Law Review, no ano de 2017. Nesse artigo, o professor traduzido desenvolve a ideia de que a comparação histórica não é, em si mesma, um método, mas uma perspectiva metodológica, mais relacionada à temática da pesquisa e sua problematização que a um processo metodológico propriamente dito. Também explana três formas em que a pesquisa em história constitucional comparada pode ser realizada, quais sejam: histórias perspectivistas, histórias temáticas e histórias relacionais.

Biografia do Autor

Justin Collings, J. Reuben Clark Law School, Brigham Young University

Professor Associado de Direito Constitucional da Faculdade de Direito J. Reuben Clark, da Universidade
Brigham Young (Utah, EUA). Bachelors of Arts pela Universidade Brigham Young (2003); Juris Doctor (2010)
e PhD (2013) pela Universidade de Yale. Currículo disponível em: https://law.byu.edu/faculty/justin-collings/

Renan Apolônio, Faculdade de Direito do Recife (UFPE)

Advogado, formado pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE). Estudante de pós-graduação em Direito Constitucional da Faculdade Legale. Desenvolve pesquisas acadêmicas em Direito e História Constitucional, Liberdade Religiosa, Direito e Literatura e Espanhol Jurídico.

Downloads

Publicado

2021-10-13