Direito, séries e seriados
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-2307.2024.263133Palavras-chave:
direito, ficção, séries e seriados, tvResumo
Interagir o direito com a arte, interdisciplinarmente, faz parte de uma tendência cada vez mais popular no mundo jurídico contemporâneo. É nesse contexto promissor que se insere este estudo, versando sobre “séries” e “seriados” produzidos pela/para TV tradicional ou mesmo pelas/para plataformas de streaming. Embora os seriados jurídicos levem algumas vezes a visões equivocadas sobre a realidade do sistema judicial de dado país – afinal, eles são, essencialmente, obras de ficção –, se os assistirmos com um mínimo de senso crítico, eles são em grande medida instrutivos para os profissionais do direito.
Referências
CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
CONDON, Paul (general editor). 1001 TV Shows You Must Watch Before You Die. New York: Universe Publishing, 2015.
DAYEZ, Bruno. Justice & cinéma. Louvain-la-Neuve: Anthemis, 2007.
EVANS, Jeff. The Penguin TV Companion. 3. ed. London: Penguin Books, 2006.
JOHNSON, Adrienne. Mystery Solved: Why Hollywood Is Obsessed with the Whodunit?. Goodreads, 5 abr. 2021. Disponível em: https://www.goodreads.com/blog/show/2069-mystery-solved-why-hollywood-is-obsessed-with-the-whodunit. Acesso em: 15 set. 2023.
MACNEIL, William P. Lex Populi: The Jurisprudence of Popular Culture”. Stanford/CA: Stanford University Press, 2007.
REGIS, Adelmar Azevedo; MORAIS, Nicole Leite (org.). O Direito e as séries: temporada 1. João Pessoa: Editora Porta, 2022.
REGIS, Adelmar Azevedo; MORAIS, Nicole Leite (org.). O Direito e as séries: temporada 2. João Pessoa: Ideia Editora, 2023.
TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães. Direito e literatura: aproximações e perspectivas para se repensar o direito. In: TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães; COPETTI NETO, Alfredo (org.). Direito & literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Alves Dias de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.