DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Resumo
Este estudo investiga as categorias de direitos humanos e diversidade cultural na formação profissional em Ciências Sociais. Considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, empregamos como trajetória metodológica a pesquisa qualitativa de análise de conteúdo (Bardin). Foram realizadas análises de documentos da legislação brasileira em Educação quanto às definições de carga horária dos componentes curriculares para as áreas de direitos humanos e diversidade cultural. No PPC foram analisados os conteúdos das ementas, as orientações relacionadas à formação nas áreas de direitos humanos e diversidade cultural. O intento é que o aluno possa, em suas práticas pedagógicas futuras, abordar transversal/interdisciplinarmente, à luz dos direitos humanos, os conteúdos relacionados à sexualidade/gênero, raça/etnia, idade e geração. Propõem-se para isso a análise das ações pedagógicas: a) o planejamento dos componentes curriculares, através da vivência e leitura dos aspectos dos direitos humanos e diversidade cultural, presentes na escola; b) que os componentes curriculares estimulem o desenvolvimento de atitudes relativas ao lugar social do aluno em face à valorização e o respeito às identidades/diferenças; c) o combate à discriminação; d) o estímulo à formação intelectual ((des) naturalização das diferenças culturais e o reconhecimento das estereotipias). Apresenta importância para as atividades extensionistas e de pesquisa a partir da realidade dos grupos locais no referente aos direitos humanos e à diversidade cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.