DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Abstract
Este estudo investiga as categorias de direitos humanos e diversidade cultural na formação profissional em Ciências Sociais. Considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, empregamos como trajetória metodológica a pesquisa qualitativa de análise de conteúdo (Bardin). Foram realizadas análises de documentos da legislação brasileira em Educação quanto às definições de carga horária dos componentes curriculares para as áreas de direitos humanos e diversidade cultural. No PPC foram analisados os conteúdos das ementas, as orientações relacionadas à formação nas áreas de direitos humanos e diversidade cultural. O intento é que o aluno possa, em suas práticas pedagógicas futuras, abordar transversal/interdisciplinarmente, à luz dos direitos humanos, os conteúdos relacionados à sexualidade/gênero, raça/etnia, idade e geração. Propõem-se para isso a análise das ações pedagógicas: a) o planejamento dos componentes curriculares, através da vivência e leitura dos aspectos dos direitos humanos e diversidade cultural, presentes na escola; b) que os componentes curriculares estimulem o desenvolvimento de atitudes relativas ao lugar social do aluno em face à valorização e o respeito às identidades/diferenças; c) o combate à discriminação; d) o estímulo à formação intelectual ((des) naturalização das diferenças culturais e o reconhecimento das estereotipias). Apresenta importância para as atividades extensionistas e de pesquisa a partir da realidade dos grupos locais no referente aos direitos humanos e à diversidade cultural.
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