DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Resumen
Este estudo investiga as categorias de direitos humanos e diversidade cultural na formação profissional em Ciências Sociais. Considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, empregamos como trajetória metodológica a pesquisa qualitativa de análise de conteúdo (Bardin). Foram realizadas análises de documentos da legislação brasileira em Educação quanto às definições de carga horária dos componentes curriculares para as áreas de direitos humanos e diversidade cultural. No PPC foram analisados os conteúdos das ementas, as orientações relacionadas à formação nas áreas de direitos humanos e diversidade cultural. O intento é que o aluno possa, em suas práticas pedagógicas futuras, abordar transversal/interdisciplinarmente, à luz dos direitos humanos, os conteúdos relacionados à sexualidade/gênero, raça/etnia, idade e geração. Propõem-se para isso a análise das ações pedagógicas: a) o planejamento dos componentes curriculares, através da vivência e leitura dos aspectos dos direitos humanos e diversidade cultural, presentes na escola; b) que os componentes curriculares estimulem o desenvolvimento de atitudes relativas ao lugar social do aluno em face à valorização e o respeito às identidades/diferenças; c) o combate à discriminação; d) o estímulo à formação intelectual ((des) naturalização das diferenças culturais e o reconhecimento das estereotipias). Apresenta importância para as atividades extensionistas e de pesquisa a partir da realidade dos grupos locais no referente aos direitos humanos e à diversidade cultural.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con la Revista Académica de la Facultad de Derecho del Recife ("RAFDR"), aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la RAFDR el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) sólo después de publicado en la RAFDR, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).