O RETORNO DE PAULO FREIRE À FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE: UM RELATO DO MÉTODO FREIRIANO NOS PROJETOS DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE

Auteurs

  • Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega Universidade Federal de Pernambuco
  • Camilla Montanha de Lima

DOI :

https://doi.org/10.51359/2448-2307.2021.252593

Mots-clés :

Faculdade de Direito do Recife, Paulo Freire, Projeto de extensão universitária, Universidade Federal de Pernambuco.

Résumé

O presente artigo tem por objetivo abordar a aplicação do método de Paulo Freire por projetos de extensão, que envolvessem a temática de direitos humanos e justiça da Faculdade de Direito do Recife (FDR). Por uma perspectiva qualitativa, buscou-se primeiro entender o afastamento de Paulo Freire com a prática jurídica e seu papel transformador na educação no que concerne à extensão universitária. Em seguida, analisou-se como o método freiriano de extensão foi aplicado nas Universidades e o início da implantação nas extensões dos cursos de direito através da assessoria jurídica popular. Assim, identificamos a aplicação ativa deste método pelos projetos de extensão da FDR: Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (NAJUP UFPE), Grupo Além das Grades e Grupo Robeyoncé e o Programa de Extensão Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos (aSIDH). Foi feito um estudo de caso pela vivência das autoras no projeto aSIDH para destacar a aplicação do método freiriano neste projeto com o  protagonismo das pessoas que tiveram seus direitos violados. Conclui-se que embora Paulo Freire tenha se afastado da prática jurídica após a finalização da sua graduação na Faculdade de Direito do Recife, ele permanece hoje vivo e retorna para esta faculdade através da aplicação do seu método por projetos de extensão da FDR e da expansão da curricularização da extensão universitária na Universidade Federal de Pernambuco.

Bibliographies de l'auteur

Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega, Universidade Federal de Pernambuco

Professora  de Teoria Política e do Estado do Departamento de Direito Público Geral e Processual - Faculdade de Direito - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Direito pela UFPE, com período sanduíche na Bucerius Law School. Pesquisadora visitante do Instituto Max Planck de Direito Privado e Comparado de Hamburgo. Mestre em Ciência Política e em Direito pela UFPE. Coordenadora do do Programa de Extensão “Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos” (aSIDH) da Faculdade Direito do Recife (FDR/UFPE).

Camilla Montanha de Lima

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco na linha Justiça e Direitos Humanos na América Latina. Graduada em Direito pela Faculdade Direito do Recife (FDR). Membro e ex-extensionista de graduação do Programa de Extensão “Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos” (aSIDH) da FDR/UFPE.

Références

ALMEIDA, Manoel Moraes de; LOBO, Sandro. A Memória do Caso do Povo Indígena Xucuru e seus membros Vs. Brasil: o olhar dos diferentes atores e representantes. In: MINI-CURSO do Projeto de extensão aSIDH-UFPE “O Sistema Interamericano de Direitos Humanos e o caso do Povo Indígena Xukuru: entre implementação e impacto”, 9 e 10 de maio, Faculdade de Direito da UFPE, 2019.

BRASILEIRO, Dimas; MENDONÇA, Djanyse. Educação popular e reforma universitária: Paulo Freire e a criação do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (1962-1964). Estudos Universitários, revista de cultura da Universidade Federal de Pernambuco, v. 24/25, n. 5/6, p. 11-22, dez. 2004/2005.

FISCHER, Mariana Pimentel; ALBUQUERQUE, Renata Ataide de; SIQUEIRA, Gustavo de Oliveira. Grupo Robeyonce de Extensão Universitária: reconstruindo o gênero na Faculdade de Direito do Recife da UFPE. Estudos Universitários: revista de cultura, UFPE/Proexc, Recife, no prelo.

FREIRE, Paulo. Conscientização e Alfabetização: Uma nova visão do Processo. In: Estudos Universitários. Revista de Cultura da Universidade do Recife, n. 4, abr./jun. 1963. Disponível em: http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/est.univ_.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Ana Maria Araújo. A voz da esposa: A trajetória de Paulo Freire. In: GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: Uma biobibliografia. São Paulo: Cortez Editora; Instituto Paulo Freire, 1996.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire: 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.

GADOTTI, Moacir. 50 anos de Angicos e do Programa Nacional de Alfabetização: Cronologia. Disponível em: http://angicos50anos.paulofreire.org/cronologia/. Acesso em: 12 nov. 2021.

MACIEL, Jarbas. A Fundamentação Teórica do Sistema Paulo Freire de Educação. Estudos Universitários. Revista de Cultura da Universidade do Recife, n. 4, abr./jun. 1963. Disponível em: http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/est.univ_.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.

NÓBREGA, Flavianne Fernanda Bitencourt. Democratizando o acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos: Estratégias para promoção local dos Direitos Humanos. Recife: Editora da UFPE, 2021.

NÓBREGA, Flavianne Fernanda Bitencourt; CAVALCANTI, Alexsandra Amorim. O Programa de Extensão acesso ao Sistema Interamericano de proteção aos Direitos Humanos (aSIDH) como experiência de Clínica Jurídica para promoção local dos direitos humanos. In: Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas, 5.,. 8 a 10 de setembro, 2021.

PAZELLO, Ricardo Prestes; MASO, Tchenna Fernandes. O legado de Paulo Freire para a Assessoria Jurídica Popular. Revista Estudos do Sul Global, v. 1, n. 2, 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, é o extensionista homenageado do mês de fevereiro, 27 fev. 2019. Disponível em: https://www.ufpe.br/proexc/noticias-da-proexc/-/asset_publisher/vtYtuyaix8uw/content/paulo-freire-patrono-da-educacao-brasileira-e-o-extensionista-homenageado-do-mes-de-fevereiro/40659. Acesso em: 19 out. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Núcleo de Assessoria Jurídica Popular - Direito nas Ruas (NAJUP-DR). Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). VALENÇA, Manuela Abath (coord.). Tipo da Ação/Ano: Projeto/2018. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/38978/1850432/N%C3%Acleo+de+AsseBssoria+Jur%C3%ADdica+Popular+-+Direito+nas+Ruas+%28NAJUP-DR%29.pdf/6523ec2c-ecdc-4c92-a93b-aa1efd4cf9a2. Acesso em: 20 out. 2020.

SILVA, Alana Barros; BACELAR, João Pedro Duarte; ARAÚJO, Renan Nascimento; VALENÇA, Manuela Abath (orientadora). Além das grades acadêmicas e carcerárias: A extensão universitária dentro de presídios no Recife/PE. Alteridade, Desafios e Resistência. In: FERNANDES-NETO, Alceu; FREIRE, Carolina; PRANDO, Camila (org.). Narrativas do cárcere políticas de resistência no socioeducativo e no sistema penitenciário. UNB, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ALQJTnR5RlQ7mnuq7x8FRCh4oDop8mCZ/view. Acesso em: 21 out. 2021.

SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. O Direito Achado na Rua: condições sociais e fundamentos teóricos. Revista Direito e Práxis, v. 10, n. 4, p. 2776-2817, dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2179-8966/2019/45688. Acesso em: 23 de nov. 2021.

Téléchargements

Publiée

2021-11-26