La Economía Social y Solidaria en el Constitucionalismo Andino.
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-2307.2017.231385Resumo
Este artículo indaga en el sentido y alcance de la inserción constitucional que presenta la economía social y solidaria, en sus actuales dimensiones, en Bolivia y Ecuador en su condición de Estados andinos que decidieron contemplar las recientes expresiones de la economía social en sus respectivas cartas políticas. El trabajo permite apreciar que la regulación de la economía social y solidaria en los Constituciones de Bolivia y Ecuador, a pesar de las diferencias entre ambos textos, reconoce la conexión de esta alternativa económica con una concepción tradicional sobre el desarrollo, en la cual convergen principios y valores referentes a la identidad cultural y a la historia de las sociedades de ambos países. Con un carácter predominantemente descriptivo y mediante un enfoque cualitativo se examina los dispositivos constitucionales pertinentes en la materia y se analizan determinadas interpretaciones doctrinarias sobre los fundamentos y las orientaciones que subyacen a la noción de economía social y solidaria contenida en las constituciones de ambos países.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.