DOCÊNCIA: PROFISSIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

  • Valdiene Carneiro Pereira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.237531

Resumo

Este ensaio objetivou analisar a docência no âmbito da profissionalização docente e apreender conceitos relacionados às identidades profissional e profissional docente. Os resultados revelaram que: não existe um conceito universal de profissão (PERRUCI, 2004; DUBAR; TRIPIER, 1998); o conceito de profissionalização está longe de ser estabilizado e é de difícil clareza (RODRIGUES, 2002; FREIDSON, 1994); é possível considerar a origem dos estudos sobre profissionalização docente sob duas vertentes – tradição pedagógica humanista e sociológica (OLIVEIRA, 2010); a identidade profissional pode ser construída e modificada no decorrer do tempo (DUBAR, 2005, 2012) e o processo identitário dos professores é sustentado pelos três AAA (NÓVOA, 2013).

Biografia do Autor

Valdiene Carneiro Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Auxiliar em Administração da UFPE. Professora do Curso de Licenciatura em Música da Faculdade STBNB e Professora de Educação Musical da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque. Doutoranda e Mestre em Educação pela UFPE. Especialista em Formação de Recursos Humanos para a Educação pela FAFIRE. Licenciada em Música pela UFPE 

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Publicado

2018-07-25