DOCÊNCIA: PROFISSIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Autor/innen

  • Valdiene Carneiro Pereira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.237531

Abstract

Este ensaio objetivou analisar a docência no âmbito da profissionalização docente e apreender conceitos relacionados às identidades profissional e profissional docente. Os resultados revelaram que: não existe um conceito universal de profissão (PERRUCI, 2004; DUBAR; TRIPIER, 1998); o conceito de profissionalização está longe de ser estabilizado e é de difícil clareza (RODRIGUES, 2002; FREIDSON, 1994); é possível considerar a origem dos estudos sobre profissionalização docente sob duas vertentes – tradição pedagógica humanista e sociológica (OLIVEIRA, 2010); a identidade profissional pode ser construída e modificada no decorrer do tempo (DUBAR, 2005, 2012) e o processo identitário dos professores é sustentado pelos três AAA (NÓVOA, 2013).

Autor/innen-Biografie

Valdiene Carneiro Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Auxiliar em Administração da UFPE. Professora do Curso de Licenciatura em Música da Faculdade STBNB e Professora de Educação Musical da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque. Doutoranda e Mestre em Educação pela UFPE. Especialista em Formação de Recursos Humanos para a Educação pela FAFIRE. Licenciada em Música pela UFPE 

Veröffentlicht

2018-07-25