O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Amós Santos Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Carla Mylena Florêncio da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Orquídea Maria de Souza Guimarães Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.239954

Resumo

O artigo discute o papel da gestão escolar e do projeto político pedagógico no processo de inclusão educacional, visando analisar a atuação destes na implantação de uma cultura escolar inclusiva, considerando práticas pedagógicas como o espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE). A abordagem qualitativa orientou a observação participante registrada em diário de campo, tendo como participantes a gestão escolar de uma escola pública em Caruaru-PE. Percebemos que a gestão escolar nas ações conjuntas voltadas ao processo inclusivo dos alunos atendidos pelo AEE, provê recursos humanos, materiais e financeiros que são fundamentais ao processo de aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2019-02-28