OS DESAFIOS DA GESTÃO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: ESTUDO DE CASO NA FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO

Hugo Cesar Bueno Nunes, Marcus Stander

Resumo


É fato que o ensino superior privado no Brasil, vem passando por grandes transformações ao longo dos últimos 20 anos. Neste cenário o presente artigo, tem como objetivo compreender os principais desafios da gestão no ambiente universitário. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, onde utilizamos análise de documentos e questionário para coleta dos dados. Consideramos que o processo de autoavaliação realizado pela IES atrelado ao conhecimento do PDI pode ser um bom indicativo de possíveis saídas para a melhoria dos resultados e para a superação dos desafios apresentados pelos coordenadores de curso.

 

Abstract

It is a fact that private higher education in Brazil has undergone major transformations over the last 20 years. In this scenario, this article aims to understand the main challenges of management in the university environment. For this, we carried out a qualitative research of the type of case study, where we used document analysis and questionnaire for data collection. We believe that the self-assessment process carried out by the IES, linked to the knowledge of the PDI, can be a good indicator of possible outcomes for the improvement of the results and to overcome the challenges presented by the course coordinators.

Keywords

Management Processes; Private Faculty; Challenges of University Management.


Palavras-chave


Desafios da Gestão. Faculdade Privada; Universitária Processos de Gestão

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Mario Luiz Neves de. Transnacionalização e mercadorização da educação superior: examinando alguns efeitos colaterais do capitalismo acadêmico (sem riscos) no Brasil – a expansão privado-mercantil. Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas, SP, v.1, n.1, p. 86-102 jul./set. 2015.

BASTOS, Isabela Deschamps; SILVA, Renata. Autoavaliação institucional como ferramenta de gestão estratégica universitária: estudo de uma instituição de ensino superior pública municipal do sul do Brasil . VII Colóquio Internacional de Gestão Universitária – Universidade, desenvolvimento e futuro na Sociedade do Conhecimento. Mar del Plata, Novembro, 2017.

BRASIL. MEC – Ministério da Educação. Formulário do Plano de Desenvolvimento Institucional. 2017. Disponível em: http://www2.mec.gov.br/sapiens/Form_PDI.htm. Acesso em: 19 abril 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2002.

LINS, Maria Teresa Gomes; TEIXEIRA, Rivanda Meira; BARBOSA, Jenny Dantas. Gestão da qualidade em instituição de ensino superior: percepção das ações estratégicas e operacionais pelos discentes, docentes e gestores. V Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América der Sur. Mar del Plata, Diciembre, 2005.

PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Gestão das Universidades Federais Brasileiras – um modelo fundamentado no Balanced Scorecard. 2000, 304 fls. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2000.

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. Os desafios contemporâneos da gestão universitária: discursos politicamente construídos. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2014, Porto, Portugal. Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero-Americana. Timbaúba-PE: Biblioteca ANPAE, 2014. v. 1. p. 1-14.

SANTOS, Leomar dos; BRONNEMANN, Márcia Regina. Desafios da gestão em instituições de ensino superior: um estudo de caso a partir da percepção de diretores de centro de uma IES pública do Sul do Brasil. Revista Gual, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 01-21 jan. 2013.

SESI-SP. Relatório Parcial de Autoavaliação 2019. Faculdade SESI-SP, 2019.

SESI/PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional: Faculdade SESI-SP de Educação. São Paulo/SP, 2015.

TAMAYO, Horácio V. Barreda. Planeamiento Estratégico en Universidades e America Latina. Revista Gestão Universitária da América Latina Revista GUAL, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 257277, jan. 2016.

TAVARES, Sergio Marcus Nogueira. Governança no ensino superior privado. IN: COLOMBO, Sonia Simões e RODRIGUES, Gabriel Mario. Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 175-190.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS: