A avaliação externa de escolas do concelho do Porto (Portugal)

Perspectivas de gestores de agrupamentos de escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242962

Palavras-chave:

avaliação externa; agrupamentos de escolas; gestores.

Resumo

Em Portugal, nos ensinos básico e secundário, a Lei n.º 31/2002 afirma que o controlo da qualidade se aplica a todo o sistema educativo com vista à promoção da melhoria, da participação e da prestação de contas. Tendo esta situação por referência, foi realizada uma pesquisa que recolheu perceções de gestores/as de Agrupamentos escolares portugueses sobre efeitos da avaliação externa nos processos de gestão e liderança escolar.

     Os dados obtidos foram interpretados em diálogo com discursos académicos de referência e permitem reconhecer a importância que este processo assume nos quotidianos escolares e na tomada de decisão sobre a gestão escolar.

Biografia do Autor

Miguel Correia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Área: Ciências da Educação

Departamento: Educação para a Saúde; Políticas Educativas; Formação de Professores/Formadores/Educadores

Carla Figueiredo, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Área: Ciências da Educação

Departamento: Administração e gestão escolar; Avaliação; Avaliação de escolas e avaliação institucional; Políticas educacionais; Currículo

Carlinda Leite, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Área: Ciências da Educação

Departamento: Políticas educacionais e curriculares; Educação e multiculturalidade; Avaliação das aprendizagens; Avaliação institucional e da qualidade da formação; Políticas e modelos de formação de professores; Docência no ensino superior

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Publicado

2020-07-24