A avaliação externa de escolas do concelho do Porto (Portugal)
Perspectivas de gestores de agrupamentos de escolas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242962Palavras-chave:
avaliação externa; agrupamentos de escolas; gestores.Resumo
Em Portugal, nos ensinos básico e secundário, a Lei n.º 31/2002 afirma que o controlo da qualidade se aplica a todo o sistema educativo com vista à promoção da melhoria, da participação e da prestação de contas. Tendo esta situação por referência, foi realizada uma pesquisa que recolheu perceções de gestores/as de Agrupamentos escolares portugueses sobre efeitos da avaliação externa nos processos de gestão e liderança escolar.
Os dados obtidos foram interpretados em diálogo com discursos académicos de referência e permitem reconhecer a importância que este processo assume nos quotidianos escolares e na tomada de decisão sobre a gestão escolar.
Referências
AMADO, J. (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
BARROSO, J. A autonomia das escolas: Uma ficção necessária. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 2, p. 49-83, 2004.
CANÁRIO, R. A escola: “Das promessas às incertezas”. Educação Unisinos, v. 12, n. 2, p. 73-81, maio/agosto, 2008.
CARLSON, B. School self evaluation and the ‘critical friend’ perspective. Educational Research and Review, v. 4, n. 3, 78-85, março, 2009.
DAY, C., JOHANSSON, O. & MOOS, L. (Editors). How school principals sustain success over time: International perspectives. Nottingham: Springer, 2011.
DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 192/2012, SÉRIE II DE 3 DE OUTUBRO. Define as normas orientadoras para a constituição de territórios educativos de intervenção prioritária de terceira geração. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, outubro, 2012. Disponível em <https://dre.pt/application/conteudo/1520843>. Acesso em: 15 de março de 2019.
DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 294/2002, SÉRIE I-A DE 12 DE DEZEMBRO. Aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior. Lisboa: Assembleia da República, dezembro, 2002. Disponível em <https://data.dre.pt/eli/lei/31/2002/12/20/p/dre/pt/html>. Acesso em: 15 de março de 2019.
DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 79/2008, SÉRIE I DE 22 DE ABRIL. Aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, abril, 2008. Disponível em <https://data.dre.pt/eli/dec-lei/75/2008/04/22/p/dre/pt/html>. Acesso em: 15 de março de 2019.
FIGUEIREDO, C., FERNANDES, P. & LEITE, C. Avaliação Externa de Escolas: Do discurso às práticas – Uma análise focada em Portugal e em Inglaterra. Meta: Avaliação, v. 9, n. 25, p. 1-31, janeiro/abril, 2017.
FRITSCHT, R. & LEITE, C. TEIP no espelho: Uma política portuguesa para promoção do sucesso escolar fundada na justiça social. Revista e-Curriculum, v. 17, n. 3, p. 794-803, 2019.
HARGREAVES, A. & GOODSON, I. Change over time? A report of educational change over 30 years in eight U.S. and Canadian schools. Chicago: Spencer Foundation, 2004.
HARGREAVES, A. Sustainable leadership and development in education: Creating the future, conserving the past. European Journal of Education, v. 42, n. 2, p. 223-233, 2007.
SAMPAIO, M. & LEITE, C. Políticas de avaliação das escolas e seus efeitos na construção de uma melhoria educacional. Revista de Administração Educacional, v. 1, n. 1, p. 3-16, janeiro/junho, 2014.
LEITE, C. & SAMPAIO, M. A territorialização das políticas educativas e a justiça curricular: O caso TEIP em Portugal. Currículo Sem Fronteiras, v. 15, n. 3, p. 715-740, setembro/dezembro, 2015.
LEITE, C. & SAMPAIO, M. A avaliação externa das escolas e os TEIP na sua relação com a justiça social. Educação, Sociedade & Culturas, v. 47, p. 115-136, 2016.
LEITE, C. A figura do «amigo crítico» no assessoramento/desenvolvimento de escolas curricularmente inteligentes. Actas do V Congresso da SPCE. Faro, 2002, p. 95-100.
OCDE. Equity and quality in education: Supporting disadvantaged students and schools. OECD Publishing, 2012. Disponível em <https://www.oecd.org/education/school/50293148.pdf>. Acesso em: 13 de maio de 2019.
OCDE. Education at a glance 2014: OECD indicators. OECD Publishing, 2014. Disponível em <https://www.oecd.org/edu/Educationat‑a‑Glance‑2014.pdf>. Acesso em: 13 de maio de 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Administração Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).