External evaluation of schools in Porto (Portugal)

Perspectives of school clusters principals

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242962

Keywords:

external evaluation; school clusters; improvement; principals

Abstract

 In Portugal, Law No. 31/2002 states that quality control applies to the entire education system in order to promote improvement, participation and accountability. Taking this situation as a reference, a survey was conducted that collected perceptions of school clusters principals about the effects of external evaluation on school management and leadership processes.

The collected data were interpreted in dialogue with renowned academic discourses and allow to recognize the importance that this process assumes in school’s daily life and in decision-making about school management.

Author Biographies

Miguel Correia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Área: Ciências da Educação

Departamento: Educação para a Saúde; Políticas Educativas; Formação de Professores/Formadores/Educadores

Carla Figueiredo, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Área: Ciências da Educação

Departamento: Administração e gestão escolar; Avaliação; Avaliação de escolas e avaliação institucional; Políticas educacionais; Currículo

Carlinda Leite, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Área: Ciências da Educação

Departamento: Políticas educacionais e curriculares; Educação e multiculturalidade; Avaliação das aprendizagens; Avaliação institucional e da qualidade da formação; Políticas e modelos de formação de professores; Docência no ensino superior

References

AMADO, J. (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

BARROSO, J. A autonomia das escolas: Uma ficção necessária. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 2, p. 49-83, 2004.

CANÁRIO, R. A escola: “Das promessas às incertezas”. Educação Unisinos, v. 12, n. 2, p. 73-81, maio/agosto, 2008.

CARLSON, B. School self evaluation and the ‘critical friend’ perspective. Educational Research and Review, v. 4, n. 3, 78-85, março, 2009.

DAY, C., JOHANSSON, O. & MOOS, L. (Editors). How school principals sustain success over time: International perspectives. Nottingham: Springer, 2011.

DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 192/2012, SÉRIE II DE 3 DE OUTUBRO. Define as normas orientadoras para a constituição de territórios educativos de intervenção prioritária de terceira geração. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, outubro, 2012. Disponível em <https://dre.pt/application/conteudo/1520843>. Acesso em: 15 de março de 2019.

DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 294/2002, SÉRIE I-A DE 12 DE DEZEMBRO. Aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior. Lisboa: Assembleia da República, dezembro, 2002. Disponível em <https://data.dre.pt/eli/lei/31/2002/12/20/p/dre/pt/html>. Acesso em: 15 de março de 2019.

DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 79/2008, SÉRIE I DE 22 DE ABRIL. Aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, abril, 2008. Disponível em <https://data.dre.pt/eli/dec-lei/75/2008/04/22/p/dre/pt/html>. Acesso em: 15 de março de 2019.

FIGUEIREDO, C., FERNANDES, P. & LEITE, C. Avaliação Externa de Escolas: Do discurso às práticas – Uma análise focada em Portugal e em Inglaterra. Meta: Avaliação, v. 9, n. 25, p. 1-31, janeiro/abril, 2017.

FRITSCHT, R. & LEITE, C. TEIP no espelho: Uma política portuguesa para promoção do sucesso escolar fundada na justiça social. Revista e-Curriculum, v. 17, n. 3, p. 794-803, 2019.

HARGREAVES, A. & GOODSON, I. Change over time? A report of educational change over 30 years in eight U.S. and Canadian schools. Chicago: Spencer Foundation, 2004.

HARGREAVES, A. Sustainable leadership and development in education: Creating the future, conserving the past. European Journal of Education, v. 42, n. 2, p. 223-233, 2007.

SAMPAIO, M. & LEITE, C. Políticas de avaliação das escolas e seus efeitos na construção de uma melhoria educacional. Revista de Administração Educacional, v. 1, n. 1, p. 3-16, janeiro/junho, 2014.

LEITE, C. & SAMPAIO, M. A territorialização das políticas educativas e a justiça curricular: O caso TEIP em Portugal. Currículo Sem Fronteiras, v. 15, n. 3, p. 715-740, setembro/dezembro, 2015.

LEITE, C. & SAMPAIO, M. A avaliação externa das escolas e os TEIP na sua relação com a justiça social. Educação, Sociedade & Culturas, v. 47, p. 115-136, 2016.

LEITE, C. A figura do «amigo crítico» no assessoramento/desenvolvimento de escolas curricularmente inteligentes. Actas do V Congresso da SPCE. Faro, 2002, p. 95-100.

OCDE. Equity and quality in education: Supporting disadvantaged students and schools. OECD Publishing, 2012. Disponível em <https://www.oecd.org/education/school/50293148.pdf>. Acesso em: 13 de maio de 2019.

OCDE. Education at a glance 2014: OECD indicators. OECD Publishing, 2014. Disponível em <https://www.oecd.org/edu/Educationat‑a‑Glance‑2014.pdf>. Acesso em: 13 de maio de 2019.

Published

2020-07-24