Projeto Político Pedagógico e gestão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.247327

Palavras-chave:

educação; projeto político pedagógico; gestão democrática; comunidade escolar; cidadania

Resumo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa teve como finalidade investigar se os objetivos e metas presentes no projeto político pedagógico de uma escola de anos iniciais da rede pública do Recife refletem uma concepção de gestão democrática. Este estudo está fundamentado, sobretudo, em Veiga (1998, 2004, 2009), Paro (2007, 2010), Vasconcellos (2014) e Ficagna (2009). A Análise do PPP permitiu chegar à conclusão de que a escola vislumbra ser um espaço de diálogo e participação popular, por meio da implementação de uma gestão democrática, mas necessita rever suas propostas de ação para que obtenha êxito nesse processo e na oferta de um ensino de qualidade.

Biografia do Autor

Welitânia Renata da Silva Mélo, Prefeitura de São Lourenço da Mata; Prefeitura da Cidade do Recife

Possui licenciatura em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2010), especialização em Linguística Aplicada a Práticas Discursivas também pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2012) e Mestrado Profissional em Letras - Profletras pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Recife e professora da Prefeitura de São Lourenço da Mata. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e ensino-aprendizagem da produção textual; livro didático e análise crítica do discurso.

Tarciane Tomé Feliciano do Nascimento, Prefeitura da Cidade do Recife

Possui graduação em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau - Recife (2016) e graduação em Letras - Inglês pela Universidade de Pernambuco (2009). É servidora pública da Prefeitura Municipal de Recife.

Tarciana Tomé Feliciano Silva, Prefeitura da Cidade do Recife

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2007) e especialização em Ensino da Matemática pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (2010). Atualmente é Professora do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Matemática.

Referências

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Publicado

2021-12-02

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Artigos