Pedagogical Political Project and democratic managemen
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.247327Keywords:
education.political-pedagogical project; democratic management; school community; citizenshipAbstract
This qualitative research aimed to investigate whether the objectives and goals presented in the political-pedagogical project of a public primary school in Recife reflect a concept of democratic management. This study is mainly based on Veiga (1998, 2004, 2009), Paro (2007, 2010), Vasconcellos (2014) and Ficagna (2009). The PPP analysis led to the conclusion that the school envisions a space for dialogue and popular participation, through the implementation of democratic management, but it needs to review its action proposals in order to be successful in this process and in the provision of quality teaching.
References
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
FICAGNA, Roselaine Casagrande. O projeto político pedagógico e sua importância em uma gestão democrática. 2009. 49 f. Monografia (Especialização em gestão educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Constantina/RS, 2009.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: ática, 2007.
PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola.Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 24. ed. São Paulo: Libertad, 2014.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998, p. 11-35.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. 3 ed. Campinas: Papirus, 2004.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola. Brasília,v.3, n.4, p. 163-171, jan/jun, 2009.
WILL, Daniela Erani Monteiro. Algumas contribuições para a construção do projeto político pedagógico na escola. Revista Ponto de Vista. Florianópolis, n.3/4, p. 189-195, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Administração Educacional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).