Pedagogical Political Project and democratic managemen

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.247327

Keywords:

education.political-pedagogical project; democratic management; school community; citizenship

Abstract

This qualitative research aimed to investigate whether the objectives and goals presented in the political-pedagogical project of a public primary school in Recife reflect a concept of democratic management. This study is mainly based on Veiga (1998, 2004, 2009), Paro (2007, 2010), Vasconcellos (2014) and Ficagna (2009). The PPP analysis led to the conclusion that the school envisions a space for dialogue and popular participation, through the implementation of democratic management, but it needs to review its action proposals in order to be successful in this process and in the provision of quality teaching.

Author Biographies

Welitânia Renata da Silva Mélo, Prefeitura de São Lourenço da Mata; Prefeitura da Cidade do Recife

Possui licenciatura em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2010), especialização em Linguística Aplicada a Práticas Discursivas também pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2012) e Mestrado Profissional em Letras - Profletras pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Recife e professora da Prefeitura de São Lourenço da Mata. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e ensino-aprendizagem da produção textual; livro didático e análise crítica do discurso.

Tarciane Tomé Feliciano do Nascimento, Prefeitura da Cidade do Recife

Possui graduação em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau - Recife (2016) e graduação em Letras - Inglês pela Universidade de Pernambuco (2009). É servidora pública da Prefeitura Municipal de Recife.

Tarciana Tomé Feliciano Silva, Prefeitura da Cidade do Recife

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2007) e especialização em Ensino da Matemática pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (2010). Atualmente é Professora do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Matemática.

References

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

FICAGNA, Roselaine Casagrande. O projeto político pedagógico e sua importância em uma gestão democrática. 2009. 49 f. Monografia (Especialização em gestão educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Constantina/RS, 2009.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: ática, 2007.

PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola.Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 24. ed. São Paulo: Libertad, 2014.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998, p. 11-35.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. 3 ed. Campinas: Papirus, 2004.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola. Brasília,v.3, n.4, p. 163-171, jan/jun, 2009.

WILL, Daniela Erani Monteiro. Algumas contribuições para a construção do projeto político pedagógico na escola. Revista Ponto de Vista. Florianópolis, n.3/4, p. 189-195, 2002.

Published

2021-12-02

Issue

Section

Artigos