A TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Lindinlava Ferreira de Queiroz, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Ana Maria Pereira Aries

Resumo


Este artigo trata da tematização da prática pedagógica como estratégia de formação continuada de professores e do papel da coordenação pedagógica nesse processo. Abordar a tematização da prática significa problematizar o cotidiano da sala de aula, transformá-lo em objeto de reflexão e análise, com vistas a uma tomada de posição frente ao trabalho pedagógico. Como metodologia, adotou-se a pesquisa-ação, cuja abordagem favorece a inserção no campo das experiências vividas pelos sujeitos para analisá-las. Os dados foram produzidos através de observações, questionários, filmagens e encontros pedagógicos. A análise do conteúdo fundamentou a análise dos dados. O aporte teórico contemplou autores como Placco e Almeida (2012), Pimenta (2005), Tardif (2002), dentre outros. As análises evidenciaram os sentimentos, a estruturação didática e os desafios da tematização da prática como estratégia de formação continuada na Escola Madre Lucila Magalhães. Em síntese, a tematização da prática oportunizou a emergência do trabalho coletivo, a reflexão do trabalho docente e o fazer do coordenador pedagógico como aporte seguro aos avanços no campo da formação continuada de professores.

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