A TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Autori

  • Lindinlava Ferreira de Queiroz
  • Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida
  • Ana Maria Pereira Aries

Abstract

Este artigo trata da tematização da prática pedagógica como estratégia de formação continuada de professores e do papel da coordenação pedagógica nesse processo. Abordar a tematização da prática significa problematizar o cotidiano da sala de aula, transformá-lo em objeto de reflexão e análise, com vistas a uma tomada de posição frente ao trabalho pedagógico. Como metodologia, adotou-se a pesquisa-ação, cuja abordagem favorece a inserção no campo das experiências vividas pelos sujeitos para analisá-las. Os dados foram produzidos através de observações, questionários, filmagens e encontros pedagógicos. A análise do conteúdo fundamentou a análise dos dados. O aporte teórico contemplou autores como Placco e Almeida (2012), Pimenta (2005), Tardif (2002), dentre outros. As análises evidenciaram os sentimentos, a estruturação didática e os desafios da tematização da prática como estratégia de formação continuada na Escola Madre Lucila Magalhães. Em síntese, a tematização da prática oportunizou a emergência do trabalho coletivo, a reflexão do trabalho docente e o fazer do coordenador pedagógico como aporte seguro aos avanços no campo da formação continuada de professores.

Pubblicato

2016-08-05