A violência escolar como fenômeno global e local
o Estado da Paraíba em perspectiva
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.259396Palavras-chave:
bullying, cyberbullying, estado da Paraíba, violência escolarResumo
O artigo é parte de pesquisa em desenvolvimento sobre violência escolar e tipologias de violência, no contexto de padrões de interação social no espaço público de formação de crianças e jovens na atualidade. Essas condutas são aqui denominadas de comportamentos disruptivos na escola. Além disso, o trabalho problematiza interpretações encontradas em vários campos do conhecimento sobre o fenômeno, considerando dados empíricos publicados em sites abertos com foco na violência escolar, bullying e cyberbullying. A análise contempla dados de relatórios internacionais, nacionais e do estado da Paraíba. A técnica analítica utilizada foi a pesquisa documental com a combinação dos descritores: violência na escola, violência à escola e violência da escola. Os dados evidenciaram que a violência escolar é fenômeno global e local e que o estado da Paraíba apresenta indicadores preocupantes sobre a violência contra crianças e adolescentes.
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