A violência escolar como fenômeno global e local

o Estado da Paraíba em perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.259396

Palavras-chave:

bullying, cyberbullying, estado da Paraíba, violência escolar

Resumo

O artigo é parte de pesquisa em desenvolvimento sobre violência escolar e tipologias de violência, no contexto de padrões de interação social no espaço público de formação de crianças e jovens na atualidade. Essas condutas são aqui denominadas de comportamentos disruptivos na escola. Além disso, o trabalho problematiza interpretações encontradas em vários campos do conhecimento sobre o fenômeno, considerando dados empíricos publicados em sites abertos com foco na violência escolar, bullying e cyberbullying. A análise contempla dados de relatórios internacionais, nacionais e do estado da Paraíba. A técnica analítica utilizada foi a pesquisa documental com a combinação dos descritores: violência na escola, violência à escola e violência da escola. Os dados evidenciaram que a violência escolar é fenômeno global e local e que o estado da Paraíba apresenta indicadores preocupantes sobre a violência contra crianças e adolescentes.

Referências

ABRAMOVAY, M. Escola e violência. Brasília: Unesco. 2002.

ABRAMOVAY, M. Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO(2005). no Brasil. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/ 001452 /145265POR.pdf. Acesso: 21 abr. 2022.

AGÊNCIA SENADO Comissão de Educação vai debater violência na escola. (2022a). Disponível em https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/06/comissao-de-educacao-vai-debater-violencia-nas-escolas. Acesso: fev. 2023.

AGÊNCIA SENADO Violência nas escolas: especialistas reforçam importância de acolhimento de estudantes. (2022b). Disponível em:https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/08/violencia-nas-escolas-especialistas-reforcam-importancia-de-acolhimento-de-estudantes#:~:text=Em%202019%2C%20 mais%20da%20 metade. Acesso: mar. 2023.

AGÊNCIA SENADO. Violência nas escolas: especialistas reforçam importância de acolhimento de estudantes. Disponível em:https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/08/violencia-nas-escolas-especialistas-reforcam-importancia-de-acolhimento-de-estudantes#:~:text=Em%202019%2C%20 mais%20da%20 metade. Acesso: mar. 2023.

ARENDT, H Poder e Violência. Rio de Janeiro: Relume Dumará. (1994).

CASA PEQUENO DAVI (2021). Diagnóstico da situação da criança e do adolescente de João Pessoa. Disponível https://www.pequenodavi.org.br/post/diagn%c3%b3stico-da-situa%c3%a7%c3%a3o-da-crian%c3%a7a-e-do-adolescente-de-jp Acesso: dez. 2022.

CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, (2002).

DAHLBERG, L. L., Krug, E. G. Violência: um problema global de saúde pública. Ciência & Saúde Coletiva, 11, 1163-1178.(2006).

DEBARBIEUX, EViolência nas escolas: divergências sobre palavras e um desafio político. Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília: Unesco, 59-87. 2002.

DI FELICE, M. Depois da metrópole, as redes info-ecológicas e o fim da experiência urbana. Revista de Comunicação e Linguagens, (2018).

DURKHEIM, E O suicídio. São Paulo, SP: Perspectiva. 1982.

FANTE, C. PEDRA, J. A. 2008. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Bullying e violência: desafios nas escolas brasileiras. Brasília: MEC. 2021

MICHAUD, Y A violência. Trad. L. Garcia. São Paulo: Editora Ática. 1989.

MONTEIRO, T. A; SARAVALI, E. G. As causas da violência segundo a visão de crianças e adolescentes.Revista LEVS, (6). 2010.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Disponível em: https://opas.org.br/wp-content/uploads/2015/09/relatorio-mundial-violencia-saude-1.pdf Acesso: out. 2022.

PAIN, J. Os desafios da escola em face da violência e da globalização: submeter-se ou resistir. In: Silva, Joyce Mary Adam; Salles, Leila Maria Ferreira. Jovens, violência e escola: um desafio contemporâneo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 7-26. Unesco (2010). Cultura de paz. São Paulo: Associação Palas Athena.

ESTADO DA PARAÌBA, Lei nº 7.876, de 30 de novembro de 2005. Institui Programa paz na escola, de ação interdisciplinar e de participação comunitária para prevenção e controle da violência nas escolas da rede pública de ensino do estado da paraíba. João Pessoa, PB: Assembleia Legislativa da Paraíba. Disponível em http://www.al.pb.leg.br/leis-estaduais. Acesso em fev 2023

PAVIANI, J. Conceitos e formas de violência. Conceitos e formas de violência. Caxias do Sul: EDUCS, 8-20. 2016.

SILVA, L. O. Bullying nas escolas. Direito & Realidade,6(5), 2018

STELKO-PEREIRA, A. C., ALBUQUERQUE WILLIAMS, L. C. Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente. Temas em psicologia, 18(1), 45-55. 2010.

UNESCO. Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial. (2019a). Disponível em: https://sites.usp.br/sp-proso/wp-content/uploads/sites/526/2019/07/violencia_escolar_bullying_unesco.pdf. Acesso: nov. 2022.

UNESCO Relatório de monitoramento global da educação. 2019b. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265996_por. Acesso: nov. 2022.

UNICEF. Metade dos adolescentes no Mundo são vítimas de violência na escola. 2018. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/80958-unicef-metade-dos-adolescentes-no-mundo-s%C3%A3o-v%C3%ADtimas-de-viol%C3%AAncia-na-escola. Acesso: jan. de 2023

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on violence prevention 2014. World Health Organization. (2014).

ZALUAR, A.,; LEAL, M. C. Violência extra e intramuros. Revista Brasileira De Ciências Sociais, 16(Rev. bras. Ci. Soc., 2001 16(45)), 145–164. https://doi.org/10.1590/S0102-69092001000100008

Downloads

Publicado

2025-05-14

Edição

Seção

Artigos