Análise da implementação do Sistema Estruturado de Ensino (SEE) da rede estadual de educação básica do estado de Mato Grosso-MT
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.262082Palavras-chave:
sistema estruturado de ensino, implementação de políticas públicas, livro didático de geografiaResumo
Este artigo busca conhecer o processo de implementação da política pública/programa Sistema Estruturado de Ensino (SEE) da rede estadual de educação do estado de Mato Grosso. A investigação foi baseada em pesquisa bibliográfica, análise documental e análise pedagógica do material didático/caderno, componente curricular Geografia, Ensino Fundamental, anos finais. A investigação mostra-nos que o currículo da rede estadual de educação básica operado pelo consórcio liderado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a empresa Dian & Silva Empreendimentos Educacionais Ltda. traz problemas quanto à qualidade do material didático de Geografia utilizado nas escolas, situação que pode tornar-se um empecilho no processo de consecução dos objetivos do programa ora em implementação. O material/recurso pedagógico apresenta um conjunto de falhas pedagógicas, como incoerências cartográficas, imprecisões conceituais, imagens com baixa resolução e cobrança de assunto na atividade, mas sem abordagem do conteúdo na unidade.
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