Analysis of the implementation of the Structured Education System (SEE) of the state basic education network of the state of Mato Grosso-MT
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.262082Keywords:
structured education system, implementation of public policies, geography textbook.Abstract
This article aims to understand the process of implementing the Structured Education System (SEE), a public policy/program of the state education network in the state of Mato Grosso. The investigation comprised bibliographical research, documentary analysis and pedagogical analysis of teaching material/textbook of the discipline of Geography in the final grades of Elementary School. The investigation has shown that the curriculum of the state basic education network, as operated by the consortium led by Fundação Getúlio Vargas (FGV) and Dian & Silva Empreendimentos Educacionais Ltda, has some problems regarding the quality of the geography teaching material used in the schools, a situation that can hinder the achievement of objectives of the program currently being implemented. Some pedagogical flaws have been identified in the pedagogical material/resource, such as cartographic inconsistencies, conceptual inaccuracies, low-resolution images, and exercises requiring knowledge of content not addressed in the units.
References
BRITES, C. M.; CLEMENTE, A. J. Implementação de Políticas Públicas: Breve revisão da literatura. Revista NAU Social, v.10, n.18, p. 27-37, mai./out. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/31461. Acesso em: 8 abr. 2023.
BONAFÉ, J. M.; RODRIGUES, J. R. O currículo e o livro didático: uma dialética sempre aberta. In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 209-225.
CASTROGIOVANNI, A. C.; GOULART, L. B. A questão do livro didático em geografia: elementos para uma análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et. al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/associação dos Geógrafos Brasileiro – seção Porto Alegre, 2003. p. 132-135.
DRAIBE, S. M. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, M. C. R. N.; CARVALHO, M. C. B. (Orgs.) Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001.
FARIA, D. R. MAXI: 7º ano. Ensino Fundamental, anos finais: caderno 1: Geografia. manual do professor. – 1. ed. – São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021.
FARIA, D. R. MAXI: 8º ano. Ensino Fundamental, anos finais: caderno 1: Geografia. manual do professor. – 1. ed. – São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021.
FARIA, D. R. MAXI: 9º ano. Ensino Fundamental, anos finais: caderno 1: Geografia. manual do professor. – 1. ed. – São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021.
FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANÇA, B.; CARVALHO, M. C. O livro didático de Geografia e a construção da identidade nacional. In: SACRAMENTO, A. C. R.; ANTUNES, F. C.; SANTANA FILHO, M. M. Ensino de geografia: produção do espaço e processos formativos. Rio de Janeiro: Consequência, 2015. p. 279-291.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equipamentos.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2023.
GONÇALVES, A. R. Prefácio – Livro didático e disciplina de Geografia: campos de conhecimento e atuação do professor de Geografia. In: TONINI, I. M. et al. Geografia e livro didático para tecer leituras de mundo. São Leopoldo: Oikos, 2018. p.07-13.
LOTTA, G. (org.). Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4162/1/Livro_Teorias%20e%20An%C3%A1lises%20sobre%20Implementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAblicas%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 31 mai. 2023.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Termo de referência nº001/2021. Disponível em: http://www3.seduc.mt.gov.br/sistema-estruturado-de-ensino1.Acesso em: 20 julho 2022.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Governo firma contrato com a FGV e implementa método inovador na rede estadual. Notícias - SEDUC, Cuiabá, dez/2021. Disponível em: http://www3.seduc.mt.gov.br/noticias?p_p_id=101_INSTANCE_x2ufQeyZ87nK&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_x2ufQeyZ87nK_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview. Acesso em: 12 jun. 2022.
MATO GROSSO. Decreto nº 1.497 de 10 de outubro de 2022. Dispõe sobre a Programa EducAção ‒ 10 Anos, no âmbito do Estado de Mato Grosso. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. Cuiabá-MT, nº 28.349, p. 01-03. Disponível em: https://www.iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/16974#/p:1/e:16974?find=DECRETO%20N%C2%BA%201.497,%20DE%2010%20DE%20OUTUBRO%20DE%202022.Acesso em: 09 jun. 2023.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT). Educação 10 anos: o Mato Grosso entre as melhores redes de educação pública do Brasil. Revista EducAção 10 anos, Cuiabá-MT, n. 2, p. 1-40, maio/2023. Disponível em: https://www3.seduc.mt.gov.br/documents/8125245/16806793/Revista+Educa%C3%A7%C3%A3o+10+Anos+-+Edi%C3%A7%C3%A3o+n%C2%BA+2+%281%29.pdf/c9d3ca17-6132-2155-7a12-6bc7916e35b8?t=1683296997163. Acesso em: 09 jun. 2023.
ROCHA, A. A. Prezado leitor... (des)encontros entre a sala de aula e o manual do professor no livro didático. In: TONINI, I. M. et al. Geografia e livro didático para tecer leituras de mundo. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 220-231.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Divino Batista Alves Rosa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).